CORDELSUS: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE EM AMBIENTE VIRTUAL

Autores

  • João Paulo Xavier Silva
  • Luanne Guilherme Ferreira
  • Ingrid Cristina Angélica Alves
  • Thuane Barbosa da Silva

Palavras-chave:

: Educação em Saúde. Literatura de Cordel. Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivou-se relatar a experiência das atividades do projeto de extensão CordelSUS: literatura de cordel como instrumento para educação popular em saúde desenvolvidas por meio do Instagram. Trata-se de um relato de experiência construído pela bolsista e coordenador do projeto acerca da utilização do Instagram como plataforma de compartilhamento de cordéis para a educação popular em saúde. A experiência se deu durante os meses de março à dezembro de 2020. Devido a suspensão das atividades acadêmicas presenciais por conta do isolamento social imposto pela pandemia, houve a criação do perfil @CordelSUS no Instagram. Nesse perfil, foram lançadas publicações sequenciais de cordéis referentes às temáticas; importância do profissional enfermeiro no contexto da saúde e bem estar psicológico durante o distanciamento social, agregando um público referente a 299 seguidores, dos quais 158 curtiram as postagens e 10 compartilharam. Percebeu-se uma estratégia profícua para a continuidade de práticas de extensão durante o isolamento social por possuir um bom alcance de público. Logo, observa-se que a literatura de cordel pode ser empregada como estratégia de ensino, despertando o interesse tanto de crianças, como jovens e adultos. Ademais, evidencia-se a sua proveitosa aplicabilidade no processo de educação popular em saúde. Reconhece-se que as plataformas digitais podem se fazer presentes na continuidade do projeto CordelSUS, por permitirem compartilhamento de saberes, criação de vínculos e firmação de valores populares. Assim, reforçam-se os pressupostos da Política Nacional de Educação Popular em Saúde como, diálogo, problematização, construção compartilhada do conhecimento e compromisso com um projeto democrático e popular de saúde.

Referências

AMARAL, M. C. S.; PONTES, A. G. V.; SILVA, J. V. O ensino de educação popular em

saúde para o SUS. Interface comunic. saúde educ. v.2, n.1, p.1547-1558. 2014.

LOPES, I. C. et al.; A literatura de cordel como estratégia para promoção da saúde. Rev. Enf.

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SILVEIRA, J. L. G. C. et al.; Literatura como estratégia em educação popular em saúde. Rev.

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Publicado

2021-10-18