ENTRE A TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE E MÉTODO DA RODA

VIVÊNCIAS DO PET SAÚDE COM ÊNFASE NA SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE IGUATU – CE

Autores

  • André da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Sra Universidade Regional do Cariri
  • Sra Universidade Regional do Cariri
  • Sra Universidade Regional do Cariri
  • Sra
  • Sra Universidade Regional do Cariri
  • Sr Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Estratégias de Saúde Nacionais. Saúde mental. Território.

Resumo

O conhecimento do território e o uso do método da roda permite uma maior apropriação da promoção da assistência em saúde mental de forma integral e desinstitucionalizada. O estudo tem como objetivos analisar a experiência de formação promovida pelo Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde),  no município de Iguatu - CE; descrever as atividades realizadas pelos integrantes do PET Saúde; e identificar os aprendizados adquiridos durante o processo de formação em serviço e territorios de saúde. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido pelos autores a partir dos encontros com os profissionais de saúde, usuários, gestores da rede de atenção à saúde mental da cidade em tela. A produção de dados foram as anotações em diário de campo realizadas durante o processo de territorialização e da rodas do Grupo Tematico (GT) PET Saúde Mental. Os resultados levantados foram, a importância da territorialização em saúde e das rodas do GT PET Saúde Mental, bem como as potencialidades e fragilidades durante a territorialização e possibilidades de projetos de intervenções no campo da saúde mental. A vivência propiciou a percepção da importância dos projetos que integre ensino, pesquisa e extensão para a qualificação da formação em serivço, sendo relevante a continuiadade e investimentos em projetos indutores que construam novas redes que fortaleçam a tríade ensino-serviço-comunidade.

 

Biografia do Autor

Sra, Universidade Regional do Cariri

Docente do curso de Enfermagem, Curso de Bacharelado em Enfermagem, orientadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde do Eixo Assistência à Saúde Mental

Sra, Universidade Regional do Cariri

Especialista, Universidade Regional do Cariri (URCA), orientadora do Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde do Eixo Assistência à Saúde Mental.

Sra, Universidade Regional do Cariri

Universidade Regional do Cariri (URCA), Educação Física, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde do Eixo Assistência à Saúde Mental

Sra

Curso de Bacharelado em Enfermagem, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde do Eixo Assistência à Saúde Mental.

Sra, Universidade Regional do Cariri

Universidade Regional do Cariri (URCA), Educação Física, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde do Eixo Assistência à Saúde Mental.

Sr, Universidade Regional do Cariri

Universidade Regional do Cariri (URCA), Educação Física, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde do Eixo Assistência à Saúde Mental.

Referências

ALVES, A. A. M.; RODRIGUES, N. F. R. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Revista portuguesa de saúde pública. Vol. 28, n. 2, p. 127-131, 2010.

BHUGRA D.; TILL A.; SARTORIUS N. What is mental health?. Int J Soc Psychiatry. v. 59, n. 1, p. 3-4, 2013.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Legislação do SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília: CONASS, 2003.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde mental. Cadernos de Atenção Básica, n 34. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Um método para análise e cogestão de coletivos. In: Um método para análise e co-gestão de coletivos . 2000. pág. 236-236.

COLUSSI, C. F.; PEREIRA, K. G. Territorialização como instrumento do planejamento local na atenção básica. 2016.

SARRETA, F. O. et al. Rodas de conversas sobre o SUS potencializa as resistências no enfrentamento da pandemia. Saúde em Redes, v. 8, n. sup2, p. 327-343, 2022.

FARIA, R. M. de. A territorialização da Atenção Básica à Saúde do Sistema Único de Saúde do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 25(11):4521-4530, 2020.

FARIA, R. M.; BORTOLOZZI, A. Espaço, território e saúde: contribuições de Milton Santos para o tema da geografia da saúde no Brasil. Raega-O Espaço Geográfico em Análise, v. 17, 2009.

FERREIRA, M. G. et al. Projeto Terapêutico Singular no manejo de casos complexos: relato de experiência no PET-Saúde Interprofissionalidade. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, 2022.

GALDERISI, S. et al. “A proposed new definition of mental health.” “Propozycja nowej definicji zdrowia psychicznego.” Psychiatria polska, vol. 51, n. 3, p. 407-411, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial nº 421, de 3 de março de 2010. Institui o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, PET-Saúde e dá outras providências. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.

MELO, R.; FELIPE, M.C.P.; CUNHA, A.T.R. et al. Roda de Conversa: uma Articulação Solidária entre Ensino, Serviço e Comunidade. Rev. bras. educ. med., v.40, n.2, p.301-9, 2016.

ONOCKO-CAMPOS, R.T. Saúde mental no Brasil: avanços, retrocessos e desafios. Cad. Saúde Pública, v. 35, n.11, e00156119, 2019.

PAULON, S.; NEVES, R. Saúde mental na atenção básica: a territorialização do cuidado. In: Saúde mental na atenção básica: a territorialização do cuidado. 2013. p. 151-151.

RAMOS, D. K. R.; PAIVA, I. K. S.; GUIMARÃES, J. Pesquisa qualitativa no contexto da Reforma Psiquiátrica brasileira: vozes, lugares, saberes/fazeres. Ciência & Saúde Coletiva, v. 24, p. 839-852, 2019.

SANTOS, Alexandre Lima; RIGOTTO, Raquel Maria. Território e Territorialização: incorporando as relações produção, trabalho, ambiente e saúde na atenção básica à saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 8 n. 3, p. 387-406, nov.2010/fev.2011.

SANTOS, J. S. et al. A territorialização na prática da atenção primária à saúde: experiência na unidade de saúde da família homero figueiredo. REVISE-Revista Integrativa em Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, v. 4, n. 00, 2019.

VALE, T. R. F. et al. Equipes de NASF-AB em um cenário de riscos para a atenção básica. Temas em Educação e Saúde, p. e022004-e022004, 2022.

WHO. WORLD HEALTH ORGANIZATION et al. Mental health: strengthening mental health promotion (2001). Fact Sheet No. 220 Geneva, Switzerland, 2001.

Downloads

Publicado

2023-10-17