TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Antônia Paloma de Jesus Araújo URCA
  • Janete de Souza Bezerra

Palavras-chave:

Aprendizagem, Prática docente, Recursos tecnológicos

Resumo

RESUMO

 

Com as mudanças trazidas pela pandemia ocasionada pelo SARS-CoV-2, surgiu a necessidade em dar continuidade ao processo educacional através do meio virtual. Nesse cenário as tecnologias digitais se tornam imprescindíveis para auxiliar o ensino e aprendizagem. Com este estudo, nos propuzemos em  disponibilizar alternativas tecnológicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia para professores de uma escola pública do município de Campos Sales – CE. A pesquisa possui abordagem do tipo qualitativa e quantitativa, onde inicialmente foi realizado um estudo de natureza exploratória acerca da utilização das novas tecnologias no ensino. Posteriormente, foi elaborado um minicurso sobre ferramentas tecnológicas utilizadas no ensino de ciências da natureza. Para a coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados, contendo questões com perguntas objetivas e subjetivas, para os docentes da escola E.E.P Presidente Medici de Campos Sales, CE. Os dados obtidos através dos questionários evidenciam que os participantes do estudo compreendem a importância do uso das novas tecnologias no ensino e fazem o uso das mesmas, entretanto, ainda demonstram possuir dificuldades com relação ao a utilização desses recursos e relatam que muitos alunos ainda não possuem acesso à internet de qualidade, o que é um desafio para a pratica pedagógica do educador. Diante dessa realidade, nota-se que se faz necessário as escolas possuirem equipamentos e internet de qualidade para que os alunos sem acesso a tais instrumentos sejam melhor incluídos no processo de ensino e aprendizagem.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Prática docente. Recursos tecnológicos.

Referências

APPENZELLER, S. et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.

BERNARDES, S. C. O.; GONZAGA, M. G. C. De plataforma de gestão à plataforma educacional: uma visão da bravo. Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/14862. Acesso em: 15 nov. 2021.

BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, v. 3, n. 2, p. 323917-323917, 2021.

CAIXETA, I. A. B. et al. Ensino Remoto em Tempos de Isolamento Social: As Ferramentas Digitais para o Ensino. 2022. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/ . Acesso em: 24 nov. 2022.

CHIOFI, Luiz Carlos; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. O uso das tecnologias educacionais como ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem. Londrina, UEL, p. 329-337, 2014.

COSTA, V. D. Ensino remoto em tempos de pandemia (COVID-19): percepções e experiências docentes. 2021. Disponpível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/ . Acesso em: 24 nov. 2022.

Disponívem em: www.pensaracademico.facig.edu.br . Acesso em: 15 dez. 2021.

DOURADO, Irismar França et al. Uso das TIC no ensino de ciências na educação básica: uma experiência didática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, 2014.

FEITOSA, M. C. et al. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In: Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, p. 60-68, 2020.

FERREIRA, Carlos Roberto Santos. Tecnologia nas Escolas Estaduais: Breves Reflexões. Revista Psicologia & Saberes, v. 9, n. 19, p. 123-137, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LIMA, MDA de; ALMEIDA, TC de. Discussões sobre a inserção das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no currículo escolar e no planejamento de ensino. V Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 2010.

OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, p. e020028-e020028, 2020.

PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia new challenges of school management and classroom in pandemic times. Revista de Administração Educacional, v. 11, n. 1, p. 20-31, 2020.

SANTOS, V. A. et al. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: Desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: Proceedings of the VII Congresso Nacional, de Educacao, Conedu, Edição Online. p. 15-17, 2020.

SANTOS, V. S.; BEHRENS, M. A. Inserção das tecnologias na educação a partir de um paradigma inovador. XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD-Cátedra UNESCO. Anais Eletrônicos. V 17, 2015. Disponível em: http://www. pucpr. br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/302_307. Acesso em 27 jun. 2020.

SANTOS, W. L.; FERRETE, A. A. S. S. A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação no Ensino Remoto Emergencial em Jeremoabo-BA: The integration of digital information and communication technologies in Emergency Remote Education in Jeremoabo-BA. Revista Cocar, v. 15, n. 32, 2021.

SILVA, D. V. Educação e novas tecnologias: um (re) pensar. Caderno Intersaberes, v. 10, n. 26, p. 181-194, 2021.

SOUZA, E. A. et al. As dificuldades enfrentadas no acompanhamento pedagógico em período de pandemia. Anais da Noite Acadêmica do Centro Universitário UNIFACIG, v. 1, n. 1, 2021.

SUNDE, R. M.; JÚLIO, Ó. A.; NHAGUAGA, M. A. F. O ensino remoto em tempos da pandemia da covid-19: desafios e perspectivas. Epistemologia e Práxis Educativa-EPEduc, v. 3, n. 3, 2020.

VITOR, A. C. G.; SILVA, K. M.; LOPES, C. B. Análise das principais dificuldades enfrentadas pelos professores quanto ao ensino de ciências da natureza em meio a pandemia do covid-19. CONEDU. In: VII Congresso Nacional de Educação, Maceió-AL. 2020. Disponívem em: http://www.editorarealize.com.br. Acesso em: 24 nov. 2022.

ZACARIOTTI, M. E. C.; SANTOS S. J. L. Tecnologias digitais de informação e comunicação como recurso de mediação pedagógica. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 613-633, 2019.

Downloads

Publicado

2023-10-17