PALAVRAS DE COR

A LITERATURA NEGRA E SUA MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO SÍTIO ARRUDA, EM ARARIPE/CE

Autores

  • Jany Mery Alencar Leite URCA
  • Ernani Augusto da Silva Universidade Regional do Cariri - URCA
  • João Marcos Cardoso de Alencar Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Neurismar de Oliveira Sousa Universidade Regional do Cariri - URCA

Palavras-chave:

Educação quilombola, Literatura Negra, Mediação Cultural, Pesquisa Educacional

Resumo

A pesquisa Palavras de cor: a literatura negra e sua mediação na formação de alunos leitores na Escola Santa Verônica, comunidade quilombola do Sítio Arruda – Araripe/CE, objetiva promover o acesso a literatura negra na escola e assim contribuir com o fortalecimento identitário dos alunos sobre o pertencimento a uma comunidade quilombola. Objetiva ainda contribuir com a formação do bolsista, licenciando em Letras, no tocante a vivência de medicações literárias. Em andamento desde março de 2022, o estudo é uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e do tipo etnográfico. Enquanto pesquisa educacional reflete criticamente acerca dos passos metodológicos dados para a ampliação do etnos do estudo e suas ramificações. Assim, na apropriação do referencial teórico do tema em estudos de Rodrigues e Neto (2019; 2021), Felipe (2018) e outros; por meio da observação participante e no acompanhamento da rotina escolar; nos dados obtidos com a aplicação de Diagnóstico da escola e na sondagem de conceitos básicos de uma pedagogia de quilombo com os professores, temos consolidado a análise em curso. Enquanto resultado expressivo, apontamos a proposição de ações voltadas para as necessidades e prioridades da escola, com destaque para a elaboração do Projeto Político Pedagógico na perspectiva da pedagogia de quilombo. Sendo realizado pela pesquisa, em 04/10/22, o primeiro encontro de elaboração do PPP, com a presença da comunidade e da escola, do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), e da professora Ana Paula dos Santos, autora do documento estadual intitulado Projeto Político-Pedagógico das Escolas Quilombolas: princípios formativos e orientações.

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Publicado

2024-07-02