BIOEXPERIMENTOTECA

DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS

Autores

  • Cicero Magerbio Torres URCA
  • Davi Ramalho Furtado

Palavras-chave:

Laboratório, Interdisciplinaridade, Ciências

Resumo

O Projeto de Extensão Bioexperimentoteca: dos Laboratórios Interdisciplinares de Ciências a educação científica nas escolas tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de atividade prática e experimentais junto aos laboratórios Interdisciplinares de Ciências/Biologia da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau na região do Crato-CE, nas turmas do 1°, 2º e 3° anos (A, B, C e D) do ensino médio, juntamente com a professora regente do Ensino de Ciências Biológicas Aline Luna, tendo em vista a otimização destes, a melhoria do Ensino de Ciências/Biologia, assim como, o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem investigativo, inovador, criativo, interdisciplinar, crítico, participativo e colaborativo. O princípio metodológico norteador das atividades a serem desenvolvidas no projeto está centrado na ideia de que a relação dos sujeitos com a ciência e a tecnologia é construída através da investigação. Portanto, a metodologia do projeto priorizou ações de intervenção na escola baseadas na aprendizagem ativa/participativa por meio de atividades cooperativas, interdisciplinares e contextualizadas, ou seja, no ensino por investigação. Considera-se que o projeto contribuiu para um ensino mais significativo e uma formação mais integrada com propostas elaboradas de acordo com a realidade da escola, possibilitando romper com uma formação baseada em uma racionalidade técnica, caracterizada pela separação entre a teoria e a prática. Neste contexto, torna-se fundamental a interação escola e universidade, possibilitando uma troca de conhecimentos e experiências.

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Publicado

2023-10-17