REGIONALIZAÇÃO E GOVERNANÇA REGIONAL:
PROTAGONISMO ENSINO E SERVIÇO NOS PROCESSOS DE FORTALECIMENTO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Palavras-chave:
Descentralização, Regionalização, Planejamento, Rede de arenção à saúdeResumo
Historicamente o Ceará avançou no processo de planejamento, organização e descentralização, seguindo a normatização e legislação ministerial e recomendações tripartite. Este avanço também foi marcado pela a Região de Saúde do Cariri. O estudo tem como objetivo descrever a efetivação do processo de regionalização e governança regional na Região Sul Cariri – Ceará. Estudo de abordagem qualitativa, descritiva, com caráter de relato de experiência, constituído por uma revisão básica de portarias ministeriais e resoluções Intergestores e da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Tendo como cenário a Região de saúde do Cariri que possibilitou a participação de diversos atores entre estes gestores, técnicos, controle social, prestadores de serviços, docentes, discentes entre outros. Verifica-se que a Região foi pioneira na elaboração do Plano Saúde Regional, a segunda Região a instituir a Comissão Intergestores Regional - CIR Cariri, a primeira a implantar as Subcomissões Regionais e a primeira do país em constituir o Comitê de Governança Regional. Neste sentido, institui as Redes de Atenção à Saúde, a ampliação do acesso nos três níveis da atenção (primária, secundária e terciaria) e efetivou o compromisso de todos os atores envolvidos como coparticipantes desse processo.
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde, Resolução CIT nº 23, de 17 de agosto de 2017. Disponivel em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/CIT 2017/res0023_18_2017.html.
BRASIL. Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Regulamenta a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011a.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF: MS, 2010. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ gm/2010/prt4279_30_12_2010.
CEARÁ. Governo do Estado. Lei nº 17.006, de 30 setembro de 2019. Dispõe sobre a integração no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, das ações e dos serviços de saúde em regiões de saúde no estado do Ceará. Fortaleza, Ceará: Governo do Estado, 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.