LEITURA DO MUNDO, LEITURA DA PALAVRA

O MÉTODO PAULO FREIRE DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • ELIACY DOS SANTOS SABOYA NOBRE URCA
  • CAROLINA SENA GOMES

Palavras-chave:

Alfabetização, Leitura da palavra, Leitura do mundo.

Resumo

O objetivo deste Projeto de Extensão é retomar os pressupostos advogados por  Freire  no  que  tange  à alfabetização, oportunizando aos docentes da EJA, aos estudantes de Pedagogia de IES públicas do Ceará e aos egressos do curso de Pedagogia da URCA um embasamento teórico-metodológico sobre o que ficou conhecido como “Método Paulo Freire”. O roteiro metodológico desenvolvido seguiu as seguintes etapas: (1) estudo do referencial teórico (livros e artigos de Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Ana Maria Araújo Freire); (2) planejamento, divulgação e execução do curso online “Leitura do mundo, leitura da palavra: o método Paulo Freire de alfabetização”(dividido em 04 módulos); (3) produção de material didático-pedagógico tomando como cerne a execução prática do método. Esse material foi produzido pelos 67 participantes do curso ofertado e, posteriormente, foi socializado numa mostra virtual; e, atualmente, estamos vivenciando a última etapa: (4) publicação e apresentação das ações e dos resultados do projeto através da produção de resumos científicos e da promoção de rodas de conversa com os (as) graduandos (as) do curso de Pedagogia, matriculados (as) na disciplina “Educação de Jovens e Adultos” (M/N) no semestre vigente. Concluímos que essas atividades extensionistas simbolizam uma completude necessária entre ensino, pesquisa e extensão, além de fortalecer o diálogo entre Universidade e Educação Básica. É preciso lutar pela efetivação de uma alfabetização libertadora, pois, fazendo a leitura do mundo e a leitura da palavra, os (as) alfabetizandos(as) são convidados(as) ao campo da reflexão e à atuação crítica na sociedade.

Referências

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Publicado

2023-10-17