SER PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS DE SI, SABERES E PRÁTICAS DE LEITURA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Cícera Sineide Dantas Rodrigues
  • Alan Barbosa de Sales
  • Maria Gislayne Borges Maia
  • José Wegino dos Santos Saturnino

Palavras-chave:

Formação de professores. Trajetórias formativas. Saberes docentes

Resumo

O Projeto de Extensão “Ser professor: experiências de si, saberes e práticas de leitura na formação docente”, visou possibilitar formação continuada para professores da educação básica, tematizando à docência no contexto de pandemia; as memórias afetivas do brincar na construção do ser docente; a importância das trajetórias de formação docente; a relevância da leitura na construção da identidade do professor; as possibilidades de estratégias pedagógicas para as aulas remotas. O referencial teórico amparou-se em Freire (1996); Lajolo (2000); Tardif (2002) Pimenta (1997); Duran (2009); Nóvoa (2009); dentre outros. A metodologia foi marcada pela escuta sensível (BARBIER, 1998) das narrativas de professores da Educação básica, seguindo princípios da pesquisa-ação (BARBIER, 2007). Nesse sentido, ocorreram encontros formativos na plataforma Google Meet.  Os encontros permitiram refletir sobre as experiências de si mediadas pelas narrativas dos professores acerca da: docência no contexto de pandemia; importância das memórias afetivas do brincar para a constituição da identidade docente; dos aspectos das trajetórias de formação; das memórias de formação leitora, bem como as possibilidades pedagógicas para o desenvolvimento das aulas remotas. Conclui-se que a formação realizada foi significativa para todos os envolvidos, permitindo compreender que a aprendizagem da docência é permanente e se faz em interação consigo, com os outros e com o meio em que se vive.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília, Líber Livro Editora, 2007.

______________. A escuta sensível na abordagem transversal. In: BARBOSA, Joaquim

Gonçalves (Coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar,

DURAN, M.C.G. Formação e Autoformação: Uma Discussão Sobre Memórias, Histórias de Vida

e Abordagens Autobiiográficos. Ambiente educação. São Paulo, v.2, p. 22-36, ago./dez. 2009.

FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São

Paulo: Paz e Terra, 1996.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2000.

NÓVOA, António. Professores: Imagens do Futuro Presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores- Saberes da Docência e Identidade do

Professor. Nuances, 1997.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2021-10-18