PROJETO ‘RODA DE SABERES’

Autores

  • Marcos Aurélio Moreira Franco
  • Islania de Melo Oliveira

Palavras-chave:

Saberes Docentes. Cultura. Arte.

Resumo

O projeto ‘Roda de Saberes’ foi destinado aos estudantes do Curso de Pedagogia da URCA, como forma de contribuir com o processo de formação pedagógica e de constituição dos saberes artístico-culturais, os quais podem ser considerados fundamentais para a consecução do saber-fazer docente. Tem como objetivo geral oportunizar espaços para troca de conhecimentos e ampliação do repertório artístico-cultural dos estudantes do Curso de Pedagogia da URCA, bem como contribuir com o processo de formação para a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Está fundamentado na concepção defendida por Tardif (2010) a qual explica a existência de diversos saberes provenientes de diversas fontes, os quais entram em jogo no percurso da formação docente e são mobilizados na ação cotidiana do professor, constituindo e fortalecendo, com isso a identidade profissional. Em temos metodológicos inicialmente estava definida a oferta mensal de oficinas presenciais, mas, por conta do período de isolamento social passaram a ser oferecidas de maneira virtual via instagran do Núcleo de Educação Infantil – NEI, aberta aos estudantes interessados. As oficinas tiveram como conteúdo práticas artístico-culturais protagonizadas pelos próprios estudantes do Curso de Pedagogia, professores e pessoas da comunidade. Como resultado notou-se que tanto ministrantes quando participantes expressaram seu reconhecimento pela oportunidade de participar de atividades que muito acrescentaram aos seus saberes profissionais, haja vista terem se configurado como componentes formativos que agregaram ao saber-fazer docente especialmente no campo da Arte.

Referências

BARBOSA, Ana M. Inquietações e mudanças no ensino de arte. São Paulo: Cortez, 2002.

____________. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

TARDIF, Maurice e LESSARD, Claude. O Trabalho Docente. Elementos para uma teoria da

docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

___________. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)