LITERATURA, EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Autores

  • JOSÉ FELIPE DE LIMA ALVES URCA
  • ISADORA BARROS DE ALENCAR
  • FRANCISCA CAROLINA LIMA DA SILVA
  • FLÁVIO DE ALENCAR MATOS JÚNIOR
  • PEDRO AGRICIO PEREIRA DE SANTANA

Palavras-chave:

cidadania, leitura, sociedade

Resumo

Projeto desenvolvido na rede de ensino público da cidade de Campos Sales-CE, trazendo contribuição relevante para os estudantes por se tratar de grupos de leitura com intuito de formar leitores proficientes, desenvolver pensamento crítico e social. O método de aplicação do projeto se deu no levantamento e identificação de obras literárias com temas transversais, desenvolvimento da imaginação intelectual e da reflexão crítica para o exercício da cidadania. Com cerca de 200 estudantes sendo beneficiados com acesso a livros focados em temáticas sociais e culturais, fazendo uso assim das bibliotecas presentes em suas respectivas escolas,  a biblioteca pública municipal da cidade de Campos Sales, e também o Conselho de Pais de Campos Sales que conta com um vasto acervo bibliográfico. Verificou-se o entusiasmo dos estudantes para com as leituras e também com os debates posteriores que foi de grande valia para todos os participantes, inserindo os estudantes nesse mundo letrado, construindo habilidades e desenvolvendo outras áreas que muitas vezes é negligenciado em sala de aula, esses grupos de leitura literária trouxeram um importante papel formador e humano, favorecendo habilidades linguísticas, de escrita, discursivas, promovendo debates entre os participantes, fazendo com que eles além de aprenderem importantes temas sociais pudessem também desenvolver competências comunicativas imprescindíveis para sua jornada humana e estudantil.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. Parâmetros curriculares nacionais.

BRASIL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF. 1998.

LERNER, Deila. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)