PROJETO DE EXTENSÃO MAIS CHÁ, POR FAVOR

PROMOVENDO O USO SEGURO DE PLANTAS MEDICINAIS

Autores

  • Kauanny Vitória dos Santos
  • Nathalia Gomes de Matos Alves Carvalho
  • Yasmin Ventura Andrade Carneiro
  • Tonny Medeiros Alves
  • Maria Anelice Lima
  • Ozeias Pereira de Oliveira
  • Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrão Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Atenção Básica de Saúde. Fitoterapia. Plantas Medicinais. Jardim Medicinal.

Resumo

O cultivo e o uso de plantas medicinais favorecem uma abordagem integral e holística, reorientando o cuidado, buscando formas mais amplas de intervenção, com caráter de prevenção e de promoção da saúde. Nesse aspecto, as atividades de extensão apresentam-se como ferramentas relevantes para disseminação do uso correto e seguro das plantas medicinais, possibilitando um retorno social concreto. O presente trabalho tem por objetivo relatar as ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão “Mais chá, por favor!” durante o ano de 2022. O referido projeto de extensão busca ampliar o conhecimento acerca do uso cotidiano e seguro dos chás entre usuários e profissionais da Estratégia Saúde da Família do município do Crato-CE. As ações ocorreram em Unidade Básica de Saúde localizada na cidade do Crato-CE. Durante esse período de atividades, foi possível ministrar oficinas que contemplaram assuntos sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares; a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos; tipos de preparo de chás, além da apresentação de algumas plantas medicinais, trazendo sua indicação; forma de uso; parte utilizada; posologia e contraindicações. As oficinas foram conduzidas com profissionais e usuários. Também houve a implementação e a manutenção do jardim medicinal, que atualmente beneficia dezenas de usuários e trabalhadores da UBS. As ações do “Mais chá, por favor!” corroboram para a consolidação de um cuidado à saúde integral, pautado na valorização cultural do usuário, promovendo o uso seguro de plantas pela população, e atuando em consonância com as práticas integrativas e complementares.

Referências

AGUIAR, Jordana; KANAN, Lilia Aparecida; MASIERO, Anelise Viapiana. Práticas Integrativas e Complementares na atenção básica em saúde: um estudo bibliométrico da produção brasileira. Saúde em Debate, v. 43, p. 1205-1218, 2020.

ALBUQUERQUE, Janaina Vital de; SANTOS, Erlene Roberta Ribeiro dos; RODRIGUES, Gilberto Gonçalves. Das raízes históricas às folhas e práticas dos fitoterápicos: a etnobotânica no processo saúde doença. Educação Ambiental em Ação, v. 21, n. 80, 2022.

ALVES, Anaysa Cunha et al. Oficina de chás terapêuticos: relato de experiência em uma Unidade Básica de Saúde. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, v. 4, n. 8, 2017.

ANTONIO, Gisele Damian; TESSER, Charles Dalcanale; MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. Contribuições das plantas medicinais para o cuidado ea promoção da saúde na atenção primária. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 17, n. 46, p. 615-633, 2013.

CEOLIN, Silvana et al. Plantas medicinais e sua aplicabilidade na atenção primária à saúde. Revista de APS, v. 20, n. 1, 2017.

FERREIRA, Antonio Manuel dos Santos et al. COVimpact: pandemia COVID-19 nos estudantes do ensino superior da saúde . Revista de Investigação & Inovação em Saúde, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 7–16, 2020.

FIGUEREDO, Climério Avelino de; GURGEL, Idê Gomes Dantas; GURGEL JUNIOR, Garibaldi Dantas. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 24, p. 381-400, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC-SUS. Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 92 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 136 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 190 p.

DANILEVICZ, Vatsi Meneghel. Semeaduras: uma cartografia na atenção primária em saúde. Psicologia & Sociedade, v. 32, 2020.

SALA, Sappino Sala; PRADO, Tânia Regina; SOUZA, Leila Nery dos Santos; NEVES, Janaina das. A implantação de códigos QR na horta medicinal de um centro de saúde como recurso de educação permanente. Práticas e Cuidado: Revista de Saúde Coletiva, v. 3, p. e13320, 2022.

TESSER, Charles Dalcanale; SOUSA, Islandia Maria Carvalho de; NASCIMENTO, Marilene Cabral do. Práticas integrativas e complementares na atenção primária à saúde brasileira. Saúde em debate, v. 42, p. 174-188, 2018.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)