TRILHAS URBANAS
RESSIGNIFICANDO O OLHAR SOBRE A CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ
Palavras-chave:
Interpretação, Juazeiro do Norte, Paisagem urbana, Trilha urbanaResumo
O presente trabalho é fruto do projeto de extensão “Trilhas urbanas: ressignificando o olhar sobre a cidade de Juazeiro do Norte, Ceará”, desenvolvido com os estudantes inscritos na disciplina eletiva “Interpretando a dinâmica espacial” da EEMTI Presidente Geisel (Polivalente) em Juazeiro do Norte. As Trilhas urbanas são atos ou ações reflexivas de caminhar pela cidade, durante as quais são lançadas novas possibilidades de observação, leitura e interpretação das ações e objetos que compõe e moldam a paisagem urbana. Neste sentido, delineou-se como objetivo: realizar uma Trilha urbana no centro histórico da cidade de Juazeiro do Norte, com o público-alvo da referida disciplina eletiva. Para tanto, seguiu-se o traçado metodológico que obedeceu a 4 etapas sucessivas, sendo: planejamento, diagnóstico, execução e avaliação, que se desenvolveu em momentos pré-trilha, trilha e pós-trilha. Os principais resultados alcançados consistiram na sensibilização dos 36 estudantes inscritos, para as mudanças na dinâmica espacial da cidade de Juazeiro do Norte, dentro do recorte temporal do século XIX ao século XXI. Através dos mapas afetivos realizados nos momentos pré e pós-trilha, foi possível captar a percepção prévia que os estudantes possuem do centro de Juazeiro do Norte e, posteriormente, confrontar com as novas percepções adquiridas com a Trilha urbana. Durante a Trilha, que teve como ponto de partida a Praça Pe. Cícero e seguiu os eixos principais do núcleo de fundação da cidade de Juazeiro do Norte, foi possível observar a morfologia e a dinâmica da cidade, confrontando com fotografias e cartografias históricas e atuais.
Referências
ANDRADE, W. J.; ROCHA L. M. Planejamento, implantação e manutenção de trilhas interpretativas: manual para capacitação em manejo de Unidades de Conservação. Fundo Nacional do Meio Ambiente, MMA. São Paulo: Sociedade Educativa, Gaia, 1997. p. 34.
BRUHNS, H. T. Lazer e Meio Ambiente: A natureza como espaço da experiência. Revista Conexões, Campinas, n. 3, dez. 1999.
CAVALCANTI, L. S. O ensino de Geografia na escola. Campinas (SP): Papirus, 2012.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.
REGO, N; CASTROGIOVANNI, A. C; KAERCHER, N. A. Geografia: Práticas Pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. 148 p
TORRES, Eloiza Cristiane; BERTOLINO, Maria Inês; VILLA, Natália Micheli. Trilha urbana no córrego da mata em Londrina (PR). Geografia (Londrina), v. 20, n. 2, p. 201-214, 2011.
VASCONCELLOS, J. M. O. Avaliação da visitação pública e da eficiência de diferentes tipos de trilhas interpretativas no parque estadual Pico do Murumbi e reserva natural Salto Marato – PR. 163f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais)- Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1998.