EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PREVENÇÃO DE ARBOVIROSES NA COMUNIDADE

Autores

  • MARIA DO SOCORRO VIEIRA LOPES UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • Lucas Alves Lima
  • Diane Sales Vieira
  • Stéffane Costa Mendes
  • Herlys Rafael Pereira do Nascimento

Palavras-chave:

educação em saúde ambiental, Meio ambiente, extensão universitária, infecção por arbovírus

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência da participação  na extensão universitária mediada pelo projeto, Educação Ambiental e Prevenção de Arboviroses nas Comunidades, juntamente com a coordenação da Liga Acadêmica de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Saúde Ambiental e Promoção da Saúde (LISAPS), da Universidade Regional do Cariri (URCA), contribuindo para a prática e promoção da saúde ambiental  na formação de futuros profissionais de saúde bem como da comunidade. A extensão  teve início no período do primeiro semestre letivo do ano de 2022 com vigência de doze meses, com encontros semanais, totalizando 20 horas de carga horária. Toma-se como pressuposto que a extensão apresenta-se como uma prática fundamental na formação acadêmica e na capacitação de  profissionais de maneira a contribuir com o empoderamento no âmbito individual e coletivo da comunidade. Na execução dos encontros  foi  elaborado um cronograma seguido de atividades como: planejamento de ações, estudos relacionados à temática, leitura e  apresentação de artigos, proposta de capacitação dos acadêmicos e profissionais de saúde na comunidade e por fim desenvolvimento de produção científica de modo a contribuir consideravelmente com o processo de ensino e aprendizagem e desempenho acadêmico.

Referências

ALMEIDA, S. B. de O.; DI SOUZA, L.; CALDEIRA, V. P. da S. Preservação e Educação Ambiental na perspectiva de uma comunidade universitária. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 6, p. 199–215, 2021. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.12305. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12305. Acesso em: 8 nov. 2022.

BILERT, V. S. S; SOUZA, C. M. M. Extensão universitária e meio ambiente: uma revisão sistemática. Contribuciones a las Ciencias Sociales, febrero, 2019.

KOGLIN, T.; KOGLIN, J. C. A importância da extensão nas universidades brasileiras e a transição do reconhecimento ao descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, 2019.

SILVA, Maria Beatriz Araújo et al. Ações de educação em saúde no combate às arboviroses. Revista de Extensão da UPE, v. 3, n. 1, p. 5-9, 2018.

SILVA, A. L. D. B.; SOUSA, S. C. D.; CHAVES, A. C. F., SOUSA, S. G. D. C.; ROCHA FILHO, D. R. D. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev. enferm. UFPE on line, p.1-8, 2019.

TUAN, YI–FU. Topofilia:um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Londrina-PR: Eduel.2015.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)