IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE GEOPRODUTOS NAS COMUNIDADES DO ARARIPE GEOPARK MUNDIAL DA UNESCO

Autores

  • Jéssica Marinho URCA
  • Ana Karine URCA
  • Jeanne Sidrim

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Geoproduto, Sustentabilidade

Resumo

Na atualidade, o consumo sustentável vem se tornando bastante significativo para a sociedade, pois a maneira de obter, usufruir e depois se desfazer dos produtos tem preocupado a população consciente ambientalmente, gerando reflexões sobre o impacto causado nas boas práticas aplicadas na cadeia produtiva. A partir disso, o objetivo deste projeto é instruir os geoprodutores das comunidades do Geopark Araripe a adotarem uma produção sustentável e contribuir na melhoria do gerenciamento e controle do sistema produtivo, reduzir a exposição dos geoprodutores a riscos ergonômicos e de saúde, mas também, a preservarem a identidade do patrimônio local, onde seus produtos possuam características da região. O presente trabalho é identificado como um estudo de caso. Para a realização deste, de início foi feita uma revisão de literatura onde foi possível analisar a evolução e regresso do assunto tratado, possibilitando assim formular um questionário que foi aplicado aos geoprodutores das seguintes cidades: Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Logo, constatou-se que todos têm conhecimento sobre sustentabilidade, no entanto, quase todos possuem deficiência no quesito de gerenciamento e controle de resíduos, além de haver relatos sobre lesões devido a movimentos repetitivos durante a produção. Portanto, neste caso, é proposto que sejam feitos cursos e oficinas relacionados à empreendedorismo, economia, cultura e meio ambiente.

Referências

ARROYO, J.; DÍAZ, R.; AGARWAL, N. Análise de alguns antecedentes da intenção empreendedora social entre os residentes do México. 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbgn/a/YsRT4MvfNYt8MhPVgBvspjd/?lang=pt&format=html>. Acesso em: 17 de dezembro de 2021.

CAVALHO, G. O. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. 2019. Disponível em: < https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/gestao_ambiental/article/view/6707/4348>. Acesso em: 30 de março de 2022.

ELKINGTON, J. Sustentabilidade, canibais com garfo e faca. São Paulo: M. Books do Brasil, 2020.

FEIL, A. A.; SCHREIBER, D. Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: desvendando as sobreposições e alcances de seus significados. 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/cebape/a/hvbYDBH5vQFD6zfjC9zHc5g/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 30 de março de 2022.

ITELVINO, L. S.; COSTA, P. R.; GOHN, M. G. M.; RAMACCIOTTI, C.; PORTO, G. S. Formação para Geração de Inovações Sociais. 2018.

LEITE, M. J. F.; MENDONÇA, F. J. F.; TAVARES, F. R. M.; CABRAL, N. R. A. J.; MAIA, E. A. Geoprodutos em comunidades turísticas para o desenvolvimento sustentável e empreendedorismo social. 2021. Disponível em: <https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4346> Acesso em: 12 de dezembro de 2021.

OLIVEIRA, L. M. S. R.; OLIVEIRA, L. S.; SILVA, B. C.; AQUINO, H. P. Empreendedoismo social no Brasil. 2020. Disponível em: < https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1306>. Acesso em: 30 de março de 2022.

SERRÃO, M.; ALMEIDA, A.; CARESTIATO, A. Sustentabilidade: uma questão de todos nós. São Paulo: Editora SENAC, 2020.

ZIEMANN, D. R.; FIGUEIRÓ, A. S. A valorização do patrimônio paleontológico como estratégia de desenvolvimento local para a região da Quarta Colônia (RS), 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-17