EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE CONSERVAÇÃO DO CARANGUEJO DE ÁGUA DOCE KINGSLEYA ATTENBOROUGHI PINHEIRO & SANTANA, 2016 NO DISTRITO DE ARAJARA, BARBALHA, CEARÁ

Autores

  • Allysson Pontes Pinheiro
  • Francisco Dionisio da Silva Júnior
  • Juliana Gonçalves de Araújo
  • Whandenson Machado do Nascimento

Palavras-chave:

Educação socioambiental. Entoconhecimento. Conservação.

Resumo

Kingsleya attenboroughi é um caranguejo endêmico da Chapada do Araripe, po­pularmente conhecido como Guajá-do-Araripe, descrito em 2016. Quando encontrado, o seu registro se deu apenas para a localidade tipo, no distrito de Arajara, no município de Barbalha. Apesar de tão pouco tempo de descrição, a espécie já encontra-se em risco de extinção. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetiva sensibilizar a comunidade onde é conhecida a ocorrência do K. attenboroughi, acerca da sua importância e consequentemente o cuidado com o córrego, seu habitat natural. O trabalho inicial seria dividido em duas etapas, onde a primeira realizar-se-ia em uma escola da comunidade, com a realização de diversas atividades, como: palestras, produção de cartazes com bases nas palestras realizadas, atividades de reciclagem, aula de campo e coleta de lixo ao longo do córrego. A posteriori, atenderíamos a comunidade em geral, onde conversaríamos com as pessoas, com intuito de sabermos o conhecimento das mesmas sobre a espécie, assim atingiríamos toda a comunidade e diferentes idades. Todavia, devido a pandemia não foi possível realizar o projeto de acordo com o cronograma inicial, com isso passamos a compartilhar a ciência de forma online, por meio de publicações na rede social, via Instagram @lacruse_urca, lá foram postados vídeos, resumos de artigos que foram publicados pelos membros do Laboratório de Crustáceos do Semiárido (LACRUSE) e também palestra via Google Meet, que ocorreram em uma escola do sítio Santana II.

Referências

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Publicado

2021-10-18

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