AÇÕES DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA ESCOLA DE SABERES A PARTIR DAS RELAÇOES ENTRE ESPAÇO E SUBJETIVIDADE QUE DEMARCAM A DIMENSÃO IDENTITÁRIA DOS TERRITORIOS NO CARIRI CEARENSE

Autores

  • Josier Ferreira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Lucas Melo dos Santos

Palavras-chave:

Educação Patrimonial. Subjetividade. Espaço

Resumo

A caracterização geoambiental e cultural das paisagens regionais demarcadas com pelas práticas culturais das comunidades urbanas e tradicionais do entorno da Chapada do Araripe se constituem importantes pontos de abordagem para a produção de narrativas, abordagem temáticas que dialogam com a compreensão da formação histórico-territorial do Cariri. Esta perspectiva fortalece a idealização e concretização de ações de salvaguarda a partir da interatividade com os detentores dos bens culturais em suas respectivas localidades de origem. Nestas condições, a proposta de extensão na qual foi focada neste projeto propois atuar em parceria com instituições públicas e privadas que têm a cultura regional como foco de suas atividades. Tratando-se de atividades educativas e culturais que foram desenvolvidas interagindo com a proposta de salvaguarda do conjunto de bens culturais inerentes às comunidades tradicionais de ambiências urbanas e do entorno da Chapada do Araripe. Neste sentido é premente a operacionalidades de ações educativas no Cariri Cearense que tinha como proposta a promoção, valorização, e a visibilidade do potencial artístico cultural das comunidades de origens agrárias e urbanas, voltadas para a reflexão sobre sentido e significados das práticas culturais e suas possibilidade de incorporação desses saberes informais a uma agenda educativa de promoção cultural mediado pela Escola de Saberes de Barbalha e parceria com outras instituições.

Referências

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Publicado

2023-10-17