REVISTA DIREITO & DIALOGICIDADE: PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ERA DIGITAL
Palavras-chave:
Comunicação. Divulgação cientifica. Extensão Universitária. Interdisciplinaridade.Resumo
O presente projeto de extensão tem como objetivo principal viabilizar e expandir operacionalmente as atividades da revista DIREITO & DIALOGICIDADE, disseminando os resultados da aplicação da ciência no Estado do Ceará, especialmente nas regiões do Sul e Centro-sul, além de expandir o acesso do conhecimento científico produzido para além dos campi da Universidade Regional do Cariri - URAC e das limitações dos meios físicos. Trata-se de uma ação estratégica para garantir o pleno funcionamento de um dos meios de propagação do conhecimento científico regional, buscando ainda divulgar de forma descomplicada os resultados aferidos pelas pesquisas publicadas e o conjunto epistemológico construído entre autores, editores e leitores. O projeto obteve resultados significativos com o lançamento do evento mensal denominado “Conversa com Autores”, debatendo os artigos publicados no periódico com os próprios autores em linguagem dinâmica e em mídias sociais acessíveis. Ao todo, alcançando em cinco meses 553 visualizações apenas na plataforma digital YouTube, tendo acessos registrados em municípios como Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Solonópole e Fortaleza. Garantindo também interações por meio do aplicativo Instagram e viabilizando o atendimento aos autores e colaboradores no E-mail. Concluímos que a manutenção, publicação e expansão da revista, com acurado processo de produção e difusão de informações, possibilita um acréscimo valioso à comunidade cientifica, em especial aos cientistas regionais. Além de conseguir potencializar a comunicação com a população geral, tornando mais acessível conteúdos científicos jurídicos, antes restrito a nichos específicos.
Referências
ADAMI, A. Produção e consumo de conteúdo em revistas científicas: um estudo sobre a motivação de autores e leitores. Orientador: Profa. Dra. Patricia Zeni Marchiori. Curitiba, 2004. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Graduação em Gestão da Informação) – Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Universidade Federal do Paraná.
ADAMI, A., MARCHIORI, P. Z. Autoria e leitura de artigos por docentes pesquisadores: motivações e barreiras. In: FERREIRA, S. M. S. P.; TARGINO, M. G (orgs.). Preparação de Revistas Científicas: teoria e prática. São Paulo: Reichmann & Autores Editores, 2005, p. 73-100.
BJÖRK, B-C., TURK, Z. How scientists retrieve publications: an empirical study of how the Internet is overtaking paper media. The Journal of Electronic Publishing. v.6, n. 2, dez. http://dx.doi.org/10.3998/3336451.0006.202 2000. Disponível. Acesso em: novembro, 2022.
FERREIRA, S.M.S.P. Fontes de informação em tempos de acesso livre/aberto. In: GIANNASI-KAIMEN, M.J.; CARELLI, A.E. (Orgs) Recursos informacionais para compartilhamento da informação: redesenhando acesso, disponibilidade e uso. Rio de Janeiro: E-papers, 2007. p.141–173.
MÜLLER, S.P.M. O Impacto das Tecnologias da Informação na Geração do Artigo Científico: tópicospara estudo. Ciência da Informação,Brasília, v.23, n.3, p.309-17, 1994.
RHALIL, Mounir A. Usage of Eletronic Journals: advantages and disavantages. Trabalho apresentado noINFO 95, Havana.
Revisão gramatical realizada por: José Patricio Pereira Melo
E-mail: patricio.melo@urca.br
Contato: (88) 999631678