PROJETO DE EXTENSÃO HABILIDADES E PRÁTICAS EM SAÚDE COLETIVA NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E PRÁTICAS COLABORATIVAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Edilma Gomes Rocha Cavalcante Universidade Regional do Cariri
  • Juliana Barbosa de Freitas Universidade Regional do Cariri
  • Vitória Ferreira Marinho Universidade Regional do Cariri
  • Natannael Silva Pereira Universidade Regional do Cariri
  • Luana Sousa Alves Universidade Regional do Cariri
  • Larissa Silva Lima Universidade Regional do Cariri
  • Rufina Aparecida Matos de Alencar Universidade Regional do Cariri
  • Darly Suyane Felix Silva Universidade Regional do Cariri
  • Elian Santos Ferreira Universidade Regional do Cariri
  • Rauan Alcântara Alexandre Universidade Regional do Cariri
  • Caroline Souza Coutinho Universidade Regional do Cariri
  • Samires Soares de Oliveira
  • Cícero Aldemir Silva Batista Universidade Regional do Cariri
  • Yasmin Ventura Andrade Carneiro Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde., Doenças negligenciadas, Educação interprofissional.

Resumo

Introdução: A saúde coletiva é um campo de saberes e práticas para fortalecer os laços entre a população e o profissional de saúde, valorização do social e da subjetividade. Objetivo: Relatar as experiências desenvolvidas no projeto Habilidades e Práticas em Saúde Coletiva na formação de graduandos e profissionais por meio da educação interprofissional e práticas colaborativas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido ao longo do ano de 2022, das atividades do HPSC, que contou com a participação dos seus membros e parcerias para a realização das atividades, que serão apresentadas em três categorias. Resultados: Na categoria 1 - Introdução quanto ao uso de tecnologias do Podcast os membros do HPSC tiveram a oportunidade de conhecer essa ferramenta educacional, com o propósito de desenvolverem habilidades quanto ao uso e promoção de educação em saúde a serem disponibilizadas para a comunidade; a Categoria 2 - Educação em saúde sobre hanseníase: descreve o processo de formação teórico/prática de cinco equipes de saúde para o rastreamento de casos suspeitos, detecção precoce e avaliação neurológica simplificada dos caso e, por fim, a Categoria 3 - Informação, comunicação e educação por meio do uso das redes sociais apresentou a autonomia dos membros do HPSC na utilização das mídias sociais para divulgação de informações educativas quanto às doenças negligenciadas. Conclusão: O projeto HPSC tem contribuição para a formação interprofissional e de práticas colaborativas com o uso de ferramentas importantes de informação e comunicação para a comunidade e contribui com a capacitação de profissionais de saúde.

 

Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Doenças negligenciadas. Educação interprofissional.

Referências

AGRELLI, H.F.; PEDUZZI, M.; SILVA, M.C. Atenção centrada no paciente na prática interprofissional colaborativa. Interface (Botucatu). 2016; n.20, v.59, p.905-16. 10.1590/1807-57622015.0511.

BARR, H.; LOW, H. Introdução à educação interprofissional. Fareham: Caipe; 2013.

CAMPOS, D.C.; AMARAL, A.B.; SILVA, J.C.P.; CÂNDIDO, K.V.S.; OLIVEIRA, M.S.; MARTINHO, M.J. Perfil epidemiológico da Hanseníase: desvelando a importância do diagnóstico precoce, tratamento e trabalho interprofissional no Distrito da Guia-MT. Serex.12; 2023.

CARVALHO, Y.M; CECCIM, R.B. Formação e educação em saúde: aprendizados com a saúde coletiva. In: Campos GWS, Bonfim JRA, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Júnior M, Carvalho YM, organizadores. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo (SP): Hucitec Editora; 2012. p. 137-70.

CASANOVA, I.A; BATISTA, N.A; MORENO, L.R. A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde. Interface comunicação, saúde e educação. 2018; v.22, n.sup.1,:1325-37. DOI: 10.1590/1807-57622017.0186.

CECCIM RB. Conexões e fronteiras da interprofissionalidade: forma e formação. Interface (Botucatu). 2018; n.22, v.suppl 2:1739-49. Doi:10.1590/1807-57622018.048.

FREITAS, C.C.; MUSSATTO, F.; VIEIRA, J.S.; BUGANÇA, J.B.. STEFFENS, V.A.; FILHO, H.B. MAGAJEWSKI FRL, FIGUEIREDO DR. Domínios de competências essenciais nas práticas colaborativas em equipe interprofissional: revisão integrativa da literatura. Interface (Botucatu). 2022; n.26: e210573. Doi: 10.1590/interface.210573.

GOMES, Rayana M. C. M.; ALENCAR, Mariana P. ; SANTOS, Maria Júlia M. N.; DA SILVA, Rosivan S.; MESSIAS, Júlio B.; FLORÊNCIO, Mônica S.. Café com Saúde: Podcast como Ferramenta de Ensino nos Cursos de Saúde. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 155-163. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8886.

LAVRAS C. Atenção primária à saúde e a organização de redes regionais de atenção à saúde no Brasil. Saúde Soc. 2011; n.20, v.4, p.867-874. DOI: /10.1590/S010412902011000400005.

LEITE, T. R. C.; SILVA, I. G. B.; LANZA, F. M.; MAIA, E. R.; LOPES, M. do S. V.; CAVALCANTE, E. G. R. Ações de controle da hanseníase na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa. VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 175–186, 2020. DOI: 10.14295/vittalle.v32i3.11080. Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/11080.

MATTOS, M.P.; GOMES, D.R.; SILVA, M.M.; TRINDADE, S.N.C.; OLIVEIRA, E.R.A.; CARVALHO, T.B. Prática interprofissional colaborativa em saúde coletiva à luz de processos educacionais inovadores. Revista Baiana de Saúde Públicav. 2019; n.43, v. 1, p. 271-287. 2019 DOI: 10.22278/2318-2660.2019.

MEDEIROS, T.M.; GOMES, M.E.G.; MEDEIROS, P.M..; ALMEIDA, H.K.M.; LIMEIRA, A.B.P.; da NÓBREGA, C.S.M.H.; TINOCO, J.D.S.; de ALMEIDA, G.C.M. Facilidades e dificuldades para implementação da educação interprofissional na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Editora científica digital., p. 242-254, 2021. DOI: 10.37885/210303717.

MENDES, E.V. O cuidado das doenças crônicas na atenção primária à saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde; 2012.

MOURA LANZA, F.; NOGUEIRA RODRIGUES, R. .; DA SILVA, J. . Integração ensino-serviço para realização de educação permanente em ações de controle da hanseníase: relato de experiência. HU Revista, [S. l.], v. 47, p. 1–6, 2021. DOI: 10.34019/1982-8047.2021.v47.33963. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/33963.

NUNES, E.D. Saúde coletiva: uma história recente de um passado remoto. In: Campos GWS, Bonfim JRA, Minayo MCS, Akerman M, Drumond Júnior M, Carvalho YM, organizadores. Tratado de Saúde Coletiva. 2. ed. São Paulo (SP): Hucitec Editora; 2012. p. 17-37.

SILVA, J.A.M.; PEDUZZI, M.; ORCHARD, C.; LEONELL, V.M. Educação interprofissional e prática colaborativa na Atenção Primária à Saúde*Rev Esc Enferm USP • 2015; n.49, v.Esp.2; p.16-24. DOI: 10.1590/S0080 623420150000800003 BARR H, LOW H. Introdução à educação interprofissional. Fareham: Caipe; 2013.

SOUSA, F.M.S.; SEVERO, A.K.S.; SILVA, A.V.F.; AMORIM, A.K.M.A. Educação interprofissional e educação permanente em saúde como estratégia para a construção de cuidado integral na Rede de Atenção Psicossocial. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 30(1), e300111, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73312020300111.

SOUZA, W. M. de; MACEDO, E. C. Extensão em tempos de pandemia: as redes sociais como veiculadoras de educação em saúde. RAÍZES E RUMOS, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 336–347, 2020. DOI: 10.9789/2317-7705.2020.v8i2.336-347. Disponível em: http://seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/10223.

VICENTE, E.B.P.; ROSSINI, F.Z.P.; da SILVA, T.M.G.; BERNUCI, M.P. Promoção dasaúde: análise das publicações relacionadas à promoção da saúde no instagram. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, Centro Científico Conhecer – Jandaia-GO, v.18 n.35; p.242, 2021. DOI: 10.18677/EnciBio_2021A18.

WACHHOLZ, P.A; LIMA, S.A.M; VILLAS BOAS, P.J.F. Da prática baseada em evidências para a saúde coletiva informada por evidências: revisão narrativa. Ver Bras Promoç Saúde. 2018; n.31, v.2, p. 1-7. DOi:10.5020/18061230.2017.6753.

Downloads

Publicado

2023-10-17