ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS COM A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Autores

  • JEANE DANTAS SOUSA Universidade Regional do Cariri
  • Terezinha Raila Ramos de Sousa Universidade Regional do Cariri
  • Maria Ricaela Ramos de Sousa

Palavras-chave:

Aprendizagem, Meio Ambiente, Metodologia

Resumo

O objetivo deste projeto é demonstrar que a reutilização de materiais recicláveis pode contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental na escola, e servir como estratégia alternativa para a produção de modelos didáticos de ciências. O projeto foi realizado em duas escolas de Ensino Fundamental de Missão Velha, Ceará. Inicialmente foi desenvolvida uma explanação do tema “Meio ambiente”. Em seguida foi desenvolvida uma oficina onde os alunos representantes de cada turma juntamente com a bolsista do projeto produziram modelos didáticos para o ensino de ciências, utilizando materiais recicláveis. Ao final desta atividade, o material produzido, bem como as experiências e conhecimentos foram compartilhados com as turmas participantes do projeto. Como conclusão das atividades, a aluna bolsista e voluntário fizeram uma roda de conversa, a fim de diagnosticar as percepções dos alunos. Durante a exposição oral, foi possível realizar discussões e reflexões relevantes acerca das principais causas da degradação ambiental e da importância de ações que contribuem para reduzir estes impactos. A construção de modelos didáticos favoreceu a assimilação dos conteúdos trabalhados nas aulas de ciências, onde os estudantes demostraram entusiasmo e interesse, além disso esta atividade também propiciou o desenvolvimento de reflexões acerca das questões ambientais. Nesta perspectiva, as atividades desenvolvidas no projeto contribuíram para a construção de um pensamento crítico e reflexivo acerca da importância da preservação e conservação do meio ambiente, além de ser uma ferramenta didático-pedagógica relevante para o ensino de ciências no contexto escolar.

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Publicado

2023-10-17