IDENTIFICAÇÃO DA ANSIEDADE DA CRIANÇA HOSPITALIZADA ATRAVÉS DO DESENHO: CONTRIBUIÇÕES À ENFERMAGEM PEDIÁTRICA

Autores

  • Leticia Matos Sousa URCA - Universidade Regional do Cariri
  • Joseph Dimas de Oliveira
  • Pietra
  • Shirley

Palavras-chave:

Criança hospitalizada;, Enfermagem pediátrica;, Jogos e brincadeiras.

Resumo

O brincar pode ser não-estruturado ou estruturado. No primeiro caso, trata-se do brincar livre e, no segundo caso, trata-se do uso clínico do brincar. Os dois tipos têm papel terapêutico e podem diminuir níveis de ansiedade de crianças hospitalizadas. Nesse projeto, o objetivo é atender crianças hospitalizadas utilizando técnicas de brincar não-estruturado e estruturado focado em atividades de desenho livre, desenho dirigido (técnica Child Drawing Hospital Manual-CD:H), brinquedo terapêutico (BT)  e sessões individuais ou em trio de LEGO terapia. Observa-se que, inicialmente as crianças se engajam na realização dos desenhos e após a sessão de BT, os níveis de ansiedade diminuem. Conclui-se que o brincar em suas modalidades atua como recurso terapêutico centrado na criança. A coleta de dados realizou-se na pediatria do Hospital São Camilo no município de Crato-CE no período de julho a outubro de 2022. Foram coletados 36 desenhos dirigidos e 30 desenhos livres, sendo um total de 37 crianças atendidas. Dos desenhos dirigidos coletados, 25 sinalizaram ansiedade na média, tratando-se do nível de ansiedade mais  prevalente entre as crianças hospitalizadas. O uso da técnica CD:H é fundamental para identificar a ansiedade da criança hospitalizada e sinalizar aquelas que necessitam realizar a sessão de BT. 

 

Biografia do Autor

Joseph Dimas de Oliveira

Enfermeiro pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professor Assistente da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato-CE. Brinquedista pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri (2022), LEGO terapeuta pelo Instituto ACTUALIZADOS, Argentina (2022) e com Certificado Internacional em Pivotal Response Treatment (PRT) pela Koegel Autism Consultants (EUA). Atua na área de Enfermagem em Saúde da Criança com base em métodos e técnicas centrados na criança e utilizando elementos do brincar não-estruturado e do brincar estruturado através do desenho livre, desenho dirigido, técnicas de distração, brinquedo terapêutico e Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada).

Shirley

Graduanda do quinto semestre do curso de Enfermagem pela Universidade Regional Do Cariri - URCA. Membro estudante voluntária, cadastrada no Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde da Criança e do Adolescente (GRUPECA). Bolsista de iniciação científica PIBIC-FECOP-URCA com temática - Construção de Uniforme Lúdico de Enfermeira na Perspectiva da Criança: Um Estudo Metodológico. Voluntária nos projetos de extensão- Identificação da Ansiedade da Criança Hospitalizada através do Desenho: Contribuições a Enfermagem Pediátrica. - Brincar, brincadeira e brinquedo terapêutico com crianças nos diferentes cenários de cuidado em saúde.

Referências

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Publicado

2023-10-17