FORMAÇÃO CONTINUADA ATRAVÉS DE REDES COLABORATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

Autores

  • HUDDAY MENDES DA SILVA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI
  • KARINE DE MATOS FEITOSA Universidade Regional do Cariri
  • GEYSA CACHATE ARAÚJO DE MENDONÇA
  • PAULO FELIPE RIBEIRO BANDEIRA
  • LILIANE SILVA MEDEIROS
  • MARIA APARECIDA DIAS

Palavras-chave:

Complexidade. Educação Física. Inclusão. Formação docente.

Resumo

O projeto de extensão para uma Educação Física Inclusiva, teve por objetivo desenvolver uma formação docente através de uma rede colaborativa com ênfase na inclusão da criança com deficiência na Educação Física Escolar sob olhar da complexidade. Com uma metodologia baseada na teoria da complexidade, na companhia de 45 docentes de Educação Física da SME de Juazeiro do Norte como beneficiados. Identificou-se as nuances que cercam a inclusão das crianças com deficiência nas aulas de Educação Física e com isso gerar módulos de formação docente, principalmente compreendendo que todos esses processos foram dinâmicos e contínuos. Essa formação, garante a participação das crianças nas aulas de Educação Física, refletindo na prática docente e até mesmo na orientação para com os estágios realizados por nossos estudantes nas escolas ao qual esses professores fazem parte, refletindo também, na formação inicial de futuros professores de Educação Física.

Referências

DE CARVALHO CRUZ, G.; FERREIRA, J.R. Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 2, p. 163-180, 2005.

FIORINI, Maria Luiza Salzani; MANZINI, Eduardo José. Formação continuada do professor de Educação Física com foco na inclusão escolar. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 21, n. 1, p. 59-73, 2016.

GUIDO, C. A. A Perspective on Complexity and Networks Science. J. Phys. Complex, v. 1, 2020.

LOPES, M. C. S. A atual formação de professores no contexto do paradigma inclusivo: algumas constatações. Revista saber e educar, Porto, p. 36-45, 2013.

MOLINA, R.K.; MOLINA NETO, V. O pensamento dos professores de educação física sobre a formação permanente no contexto da escola cidadã: um estudo preliminar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.22, n.3, p.73-86, 2001.

PICH, S.; DE SOUZA, G.C. A reorientação da ação pedagógica na Educação Física sob a perspectiva da inclusão: a pesquisa-ação como caminho. Movimento, v. 19, n. 3, p. 149-169, 2013.

RODRIGUES, David; LIMA-RODRIGUES, Luzia. Educação Física: formação de professores e inclusão. Práxis Educativa (Brasil), v. 12, n. 2, p. 317-333, 2017.

SALERNO, M.B. et al. A inclusão educacional sob a ótica dos alunos de graduação em educação física. Pensar a Prática, v. 15, n. 2, 2012.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação. Conclusions and recommendations of the 48th International Conference on Education. 2008. Disponível em: <http://www.ibe.unesco.org/en/ice/48th-ice-2008.html>. Acesso em: 14 fev. 2017

Downloads

Publicado

2023-10-17