LEITURAS ESSENCIAIS EM DIREITOS HUMANOS
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação, Justiça, Redes SociaisResumo
A internet e as redes sociais despontaram, no início de nosso século, como um fenômeno de dimensões sem paralelo na história recente da humanidade. A emergência da comunicação mundial e instantânea abriu novos horizontes e desafios para a comunidade acadêmica, e, na mesma esteira, os Direitos Humanos também se notabilizaram pelo seu ethos moderno e problemático. O projeto de extensão Leituras Essenciais em Direitos Humanos atua, no transcorrer do ano de 2022, objetivando criar um ambiente de permanente reflexão e educação em torno de sua área temática: Direitos Humanos e Justiça. Na consecução de tal objetivo, utiliza-se das plataformas virtuais, como o YouTube, para a realização de lives mensais que agreguem convidados de diversas formações e atuações, com espaço aberto para questionamentos e provocações. Os números de visualizações das lives realizadas no canal do YouTube do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos e Fundamentais (GEDHUF) somam-se em 1.435, com a ressalva de permanecerem disponíveis a todos, a qualquer momento. Resulta desse trabalho a integração dos acadêmicos e das comunidades imediatas, a construção coletiva de saberes a respeito do que são os Direitos Humanos, a documentação virtual desse processo, a valorização da interdisciplinariedade e da formação humanista. A conclusão a que se chega é que a extensão, sob seu aspecto dúplice de serviço à comunidade e proatividade dos extensionistas, atua como meio precípuo na formação cidadã e profissional que transcende os limites dos muros universitários.
Referências
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. 76 p.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 20015.
LIMA, Francisco das Chagas Galvão de; LLAVADOR, José Beltrán. Da pedagogia do oprimido à pedagogia do reconhecimento: Um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Axel Honneth. Creativity and Educational Innovation Review, n. 4, p. 111-129, 2020. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/creativity/article/view/19181. Acesso em: 24 out. 2022.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MEDRADO, Aline; LIMA, Ricardo. Interdisciplinaridade como necessidade de articulação dos conhecimentos no campo dos Direitos Humanos. ARACÊ – Direitos Humanos em Revista, v. 2, n.2, p. 105-126, 2015. Disponível em: https://arace.emnuvens.com.br/arace/article/view/27. Acesso em: 25 out. 2022.
MORATO, Rafael dos Santos; MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de. A educação em direitos humanos e as redes sociais digitais: um diálogo necessário. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 5, n. 2, 274-286, 2017. Disponível em:
https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh/article/view/532/229 Acesso em: 24 out. 2022.
PISCHETOLA, Magda; ANDRADE, Marcelo. O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem. Revista e-curriculum, v. 14, n. 4, p. 1377-1394, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/30015. Acesso em: 25 out. 2022.