LEITURAS ESSENCIAIS EM DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Cristóvão Teixeira Rodrigues Silva
  • Cinthia Hellen Soares de Barros Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Emanuel Davi Vieira Campelo Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Emilly Bezerra Neves Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Francisco Cleiton Firmino dos Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Luana de Andrade Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Raimundo Sérgio Queiroz da Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Teófilo Jeremias da Silva Costa Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Maria Júlia de Oliveira Fernandes Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação, Justiça, Redes Sociais

Resumo

A internet e as redes sociais despontaram, no início de nosso século, como um fenômeno de dimensões sem paralelo na história recente da humanidade. A emergência da comunicação mundial e instantânea abriu novos horizontes e desafios para a comunidade acadêmica, e, na mesma esteira, os Direitos Humanos também se notabilizaram pelo seu ethos moderno e problemático. O projeto de extensão Leituras Essenciais em Direitos Humanos atua, no transcorrer do ano de 2022, objetivando criar um ambiente de permanente reflexão e educação em torno de sua área temática: Direitos Humanos e Justiça. Na consecução de tal objetivo, utiliza-se das plataformas virtuais, como o YouTube, para a realização de lives mensais que agreguem convidados de diversas formações e atuações, com espaço aberto para questionamentos e provocações. Os números de visualizações das lives realizadas no canal do YouTube do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos e Fundamentais (GEDHUF) somam-se em 1.435, com a ressalva de permanecerem disponíveis a todos, a qualquer momento. Resulta desse trabalho a integração dos acadêmicos e das comunidades imediatas, a construção coletiva de saberes a respeito do que são os Direitos Humanos, a documentação virtual desse processo, a valorização da interdisciplinariedade e da formação humanista. A conclusão a que se chega é que a extensão, sob seu aspecto dúplice de serviço à comunidade e proatividade dos extensionistas, atua como meio precípuo na formação cidadã e profissional que transcende os limites dos muros universitários.

Biografia do Autor

Raimundo Sérgio Queiroz da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduando em Direito pela Universidade Regional do Cariri.

Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direitos Humanos Fundamentais - GEDHUF/CNPQ

Referências

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007. 76 p.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 20015.

LIMA, Francisco das Chagas Galvão de; LLAVADOR, José Beltrán. Da pedagogia do oprimido à pedagogia do reconhecimento: Um diálogo entre o pensamento de Paulo Freire e Axel Honneth. Creativity and Educational Innovation Review, n. 4, p. 111-129, 2020. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/creativity/article/view/19181. Acesso em: 24 out. 2022.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MEDRADO, Aline; LIMA, Ricardo. Interdisciplinaridade como necessidade de articulação dos conhecimentos no campo dos Direitos Humanos. ARACÊ – Direitos Humanos em Revista, v. 2, n.2, p. 105-126, 2015. Disponível em: https://arace.emnuvens.com.br/arace/article/view/27. Acesso em: 25 out. 2022.

MORATO, Rafael dos Santos; MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de. A educação em direitos humanos e as redes sociais digitais: um diálogo necessário. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 5, n. 2, 274-286, 2017. Disponível em:

https://www3.faac.unesp.br/ridh/index.php/ridh/article/view/532/229 Acesso em: 24 out. 2022.

PISCHETOLA, Magda; ANDRADE, Marcelo. O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem. Revista e-curriculum, v. 14, n. 4, p. 1377-1394, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/30015. Acesso em: 25 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Edição

Seção

Direitos Humanos e Justiça