FORMAR PARA INCLUIR: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MELHORIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO.

Autores

  • Gécica Coelho do Nascimento Oliveira
  • Sandra Maria Leite Costa
  • Ester Coelho de Alencar

Palavras-chave:

Libras. Formação continuada. Inclusão.

Resumo

Os sujeitos surdos, ultimamente, têm obtido direitos básicos como o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua materna. O Decreto 5.626/2005, orienta sobre a obrigatoriedade da disciplina de Libras nos cursos de formação de professores e outras prerrogativas. Contudo, no que se refere a formação continuada dos educadores na área de estudo em questão ainda é um grande obstáculo, haja vista esse conhecimento se limitar apenas a disciplina, impossibilitando a comunicação e interação entre o aluno surdo e o professor ouvinte. Diante dessa problemática, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver ações no sentido de promover o acesso à comunicação em Libras dos docentes da Educação Básica da rede pública e privada do Cariri Oeste cearense, através de cursos, materiais e discussões a respeito da surdez e da Libras. Nesse sentido, utilizamos da pesquisa bibliográfica para aprofundarmos as discussões e aplicamos também o método qualitativo. Dessa forma, desenvolvemos dois Cursos de Extensão de Introdução à Libras, por meio da plataforma Google Meet, com o intuito de sensibilizar os docentes no que se refere à surdez e ao indivíduo surdo. Compartilhamos também conhecimentos fundamentais para inclusão desses sujeitos na comunidade escolar e na sociedade em geral. Logo, com essas intervenções, estreitamos, minimamente, a relação entre educador e educando dos municípios supracitados.

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Publicado

2021-10-18