REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NA PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Jeane Dantas Sousa
  • Maria Ricaela Ramos de Sousa
  • Raimundo Miguel da Silva Junior

Palavras-chave:

Raimundo Miguel da Silva Junior

Resumo

O objetivo deste trabalho é demonstrar que a reutilização de materiais recicláveis pode contribuir para o desenvolvimento da educação ambiental na escola, e como estratégia alternativa para a produção de modelos didáticos de ciências. O projeto foi desenvolvido em três escolas de Ensino Fundamental de Missão Velha, Ceará, cuja atividades foram realizadas de forma remota, estas foram gravadas e compartilhadas nos grupos de WhatsApp das turmas participantes. Inicialmente foi realizada uma exposição oral sobre o tema “Meio ambiente”. Em seguida os alunos representantes de cada turma com auxílio do bolsista e voluntário, produziram modelos didáticos para o ensino de ciências, utilizando materiais recicláveis, na ocasião foram trabalhados conteúdos de ciências. Os conhecimentos adquiridos e o material produzido foram compartilhados com as turmas participantes do projeto. Como conclusão das atividades, foi realizada uma roda de conversa a partir de um roteiro prévio acerca das questões ambientais abordadas, com intuito de analisar as percepções dos alunos. As atividades desenvolvidas propiciaram discussões e reflexões acerca das principais causas da degradação ambiental e da necessidade de ações para reduzir estes impactos. Possibilitou também a construção de conhecimentos dos conteúdos de ciências abordados em sala. Neste contexto, o trabalho com a reutilização de materiais recicláveis pode contribuir para promover a educação ambiental na escola, além de ser um importante instrumento para o ensino e aprendizagem de ciências.

 

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Publicado

2021-10-18