NIGEP NA COMUNIDADE: GEOEDUCAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI (RMC), CEARÁ

Autores

  • Marcelo Martins de Moura Fé
  • Mônica Virna de Aguiar Pinheiro
  • Amanda Brasil de Andrade

Palavras-chave:

Geodiversidade. Geoconservação. Geoeducação.

Resumo

Geoeducação é o conjunto de medidas específicas para a conservação da geodiversidade através de práticas educativas, as quais ainda enfrentam, desafios pedagógicos com relação à compreensão de seus métodos pela sociedade. A geoeducação surge como uma forma de levar a compreensão à população, desenvolvendo a Educação Ambiental, com a missão de formar cidadãos ativos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é fomentar e valorizar a geodiversidade regional aplicando a geoeducação nos espaços formais e não formais de ensino nos municípios da Região Metropolitana do Cariri, devido a seu rico patrimônio natural e o município de Assaré e seu patrimônio natural e cultural, unindo geodiversidade à obra do poeta Patativa do Assaré. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido em etapas de gabinete, campo e laboratório, com o georreferenciamento e caracterização dos principais pontos de significância do patrimônio natural de cada município. Os resultados se dão com o estudo sobre a temática, realizando pesquisa e inventariação de locais de relevância da geodiversidade; a não realização de oficinas e minicursos como previstos no projeto, em virtude da grave crise causada pelo SARS-CoV-2, e ao necessário isolamento social associado, impossibilitando manter contato com o público alvo, o que serviria como subsídio para o ensino de Geografia fomentando a divulgação e valorização da Geodiversidade.

Referências

MOURA-FÉ, M. M.; NASCIMENTO, R. L.; SOARES, L. N. Geoeducação: princípios

teóricos e bases legais. In: PEREZ FILHO, A.; AMORIM, R. R. (Org). Os Desafios da

Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. Campinas: Instituto de Geociências -

UNICAMP, 2017, p. 3054-3065. ISBN 978-85-85369-16-3.

Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/sbgfa/article/view/1953 Acesso em: 17

mar. 2020. DOI - 10.20396/sbgfa.v1i2017.1953.

MOURA-FÉ, M. M.; PINHEIRO, M. V. A.; JACÓ, D. M.; OLIVEIRA, B. A. Geoeducação:

a educação ambiental aplicada na geoconservação. In: SEABRA, G. (Org.) Educação

Ambiental & Biogeografia, v. II. Ituiutaba-SP: Barlavento, 2016, p. 829-842. 2.762 p.

ISBN: 978-85-68066-25-6. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/309032152_Geoeducacao_a_educacao_amb

iental_aplicada_na_geoconservacao Acesso em: 17 mar. 2020.

NASCIMENTO, M. A. L.; SILVA, M. L. N. Os Valores da Geodiversidade de Acordo com

os Serviços Ecossistêmicos Sensu Murray Gray Aplicados a Estudos In Situ na Cidade do

Natal (RN). Caderno de Geografia. Natal, v.26, n.2, 2016, p.340.

PINHEIRO, M. V. A.; MOURA-FÉ, M. M.; SOUZA, G. S.; ANTUNES, M. R. V. A

Importância da Aplicação da Educação Ambiental no Parque das Timbaúbas (Juazeiro

do Norte – CE). In: SEABRA, G. (Org.). Educação Ambiental & Biogeografia, v. II.

Ituiutaba: Barlavento, 2016, p. 1942-1952. 2.762 p. ISBN: 978-85- 68066-25-6. Disponível

em: https://www.researchgate.net/publication/309032169_A_Importancia_da_aplicacao_da

_educacao_ambiental_no_Parque_das_Timbaubas_Juazeiro_do_Norte-CE Acesso em: 19 set.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)