HORTA NAS ESCOLAS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Autores

  • Maria Elizete Machado Generino
  • Célia de Jesus Silva Magalhães
  • Danilo de Souza Moura
  • Elaine Mireli Izaias Furtado
  • Alexandre de Araújo Martins

Palavras-chave:

Meio ambiente. Multidisciplinaridade. Projetos.

Resumo

A temática horta escolar é uma ferramenta de aprendizagem muito utilizada atualmente por ser multidisciplinar, além de abordar temas relevantes como Educação Ambiental e alimentação saudável. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica quantitativa de trabalhos publicados sobre o tema, bem como, sua importância no processo de ensino aprendizagem. Trata-se de um levantamento bibliográfico integrativo numa abordagem qualitativa. A busca dos trabalhos foi feita no Google Acadêmico que teve como critérios de inclusão, artigos publicados apenas em português no período de 2019 e 2020. O descritor utilizado na busca foi: artigo horta escolar. Após a obtenção dos dados, os trabalhos foram analisados e agrupados em um quadro no intuito de possibilitar uma investigação para a construção de conhecimentos sobre o tema abordado. Foram encontrados nove trabalhos publicados, sendo que três não se enquadravam nos critérios de inclusão, restando apenas seis artigos, destes artigos, apenas um do ano de 2019 e os demais publicados em 2020. A partir dos dados obtidos, observa-se que as hortas escolares estão sendo utilizadas nas escolas de formas diversas, que não estão sendo abordadas apenas nas disciplinas de Ciências ou Biologia, além de auxiliar no processo de inclusão.

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Publicado

2021-10-18

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