A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Antonio Carlito Bezerra dos Santos
  • Rosa Carolline de Alencar
  • Thais Faustino Bezerra
  • José Wellington Macêdo Viana

Palavras-chave:

Atividades Lúdicas. Educação Ambiental. Meio Ambiente.

Resumo

Objetivo: relatar as atividades lúdicas desenvolvidas em conjunto com a prática da Educação Ambiental, com os educandos do Ensino Fundamental I, na escola de rede pública Juvenal Rodrigues Brandão, localizada no Município de Missão Velha-CE. Metodologia: Devido à situação atual de pandemia (covid-19), as atividades propostas não foram aplicadas presencialmente, mas sim virtualmente. Em parceria com a coordenação pedagógica e a docente da disciplina de Geografia, foi possível realizar adequações das atividades educativas. Foi realizada uma análise no livro didático da disciplina de Geografia, observando os conteúdos estudados pelos alunos e como seria possível adaptar os tópicos com a Educação Ambiental. Em seguida, realizamos uma revisão da literatura, a fim de adquirir maior compreensão teórica para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em tempo de pandemia. Resultados: Por meio da metodologia proposta no projeto, os educandos puderam realizar a leitura com o livro didático, em seguida, correlacionaram o Meio Ambiente em conjunto com a Acessibilidade. A partir desta correlação ambiental e inclusiva, os alunos puderam compreender mais sobre acessibilidade e o meio ambiente, desenvolvendo de maneira considerável as habilidades de escrita e leitura. Conclusão: Tais praticas educativas mostraram que é realizavel a contextualização lúdica na Educação Ambiental em conjunto com a disciplina pedagogica, mesmo em um cenario desafiador para o ensino-aprendizagem dos educandos devido à pandemia.

Referências

BARROS, M. de L. T. Educação ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso

pelos anos iniciais. Rio de janeiro: Ao Livro técnico, 2009.

BEZERRA, T. F.; VIANA, J. W. M.; BEZERRA, J. D. C. S.; ALENCAR, R. C. A Educação

Ambiental como Prática de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente em uma

Escola de Rede Pública Localizada no Município de Missão Velha-CE. In: XV Semana de

Biologia - Ciência do Povo para o Povo, 2019, Crato. Anais da XV Semana de Biologia -

Ciência do Povo para o Povo, 2019.

Revista de Extensão (REVEXT)/ Pró – Reitoria de Extensão (PROEX) / Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará | v.2 |

n.1 | p. 346 - 352 | out-dez | 2021.

BRANCO, A. F. V. C.; LINARD, Z. U. S. de A.; SOUSA, A. C. B. de. Educação para o

desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Fortaleza/CE, v. 5, n. 1, p. 28 25-31,

mar. 2011.

CHATEAU, J. O jogo e a criança. Trad. Guido de Almeida. São Paulo: Summus, 1987. 139

p.

CUNHA, A. E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na

família. 4ª ed. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012a.

DIAS, G. F. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2002.

GIARETTA, A.; ROSA, A. da. O ato de comer e as pessoas com síndrome de Down.

Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 3, p. 480-484, maio-jun. 2009.

GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas

colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38,

jan./mar. 2006.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994. 63 p.

RUSCHEINSKY, A.; COSTA, A. L. A Educação Ambiental a partir de Paulo Freire. In:

RUSCHEINSKY, A. (Org.). Educação Ambiental: Abordagens Múltiplas. Porto Alegre:

Artmed, 2002. p. 73-90.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2003.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio, ano

VIII, n. 29, p. 20, fev/abr. 2004a.

SOUZA. R. P. F. Tecnologias digitais na educação. Campina grande: EDUEPB, 2011.

VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não-formais de ensino e o currículo de

ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, n. 4, Oct./Dec. 2005.

Downloads

Publicado

2021-10-18