A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRÁTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Atividades Lúdicas. Educação Ambiental. Meio Ambiente.Resumo
Objetivo: relatar as atividades lúdicas desenvolvidas em conjunto com a prática da Educação Ambiental, com os educandos do Ensino Fundamental I, na escola de rede pública Juvenal Rodrigues Brandão, localizada no Município de Missão Velha-CE. Metodologia: Devido à situação atual de pandemia (covid-19), as atividades propostas não foram aplicadas presencialmente, mas sim virtualmente. Em parceria com a coordenação pedagógica e a docente da disciplina de Geografia, foi possível realizar adequações das atividades educativas. Foi realizada uma análise no livro didático da disciplina de Geografia, observando os conteúdos estudados pelos alunos e como seria possível adaptar os tópicos com a Educação Ambiental. Em seguida, realizamos uma revisão da literatura, a fim de adquirir maior compreensão teórica para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos em tempo de pandemia. Resultados: Por meio da metodologia proposta no projeto, os educandos puderam realizar a leitura com o livro didático, em seguida, correlacionaram o Meio Ambiente em conjunto com a Acessibilidade. A partir desta correlação ambiental e inclusiva, os alunos puderam compreender mais sobre acessibilidade e o meio ambiente, desenvolvendo de maneira considerável as habilidades de escrita e leitura. Conclusão: Tais praticas educativas mostraram que é realizavel a contextualização lúdica na Educação Ambiental em conjunto com a disciplina pedagogica, mesmo em um cenario desafiador para o ensino-aprendizagem dos educandos devido à pandemia.
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