CLASSIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE GEOPRODUTOS PARA O ESTÍMULO AO EMPREENDEDORISMO NAS COMUNIDADES DO ARARIPE GEOPARK MUNDIAL DA UNESCO

Autores

  • Francisca Jeanne Sidrim de Figueiredo Mendonça
  • Maria Juliana Ferreira Leite
  • Ana Karine Gomes Duarte

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Sustentabilidade. Geoproduto.

Resumo

Em um mundo com grandes desafios ambientais, está evidente a necessidade do planejamento e execução de ações que colaborem efetivamente no progresso e desenvolvimento social sustentável. Uma das estratégias utilizadas pelo Geopark Araripe é o apoio à elaboração de produtos que resgatam a identidade e a conservação do patrimônio local, utilizando produtos naturais e comuns da região. Os geoprodutos se pretendem a intensificar a cultura e a valorização de território, incorporando as comunidades às novas tecnologias e valorizando os produtos produzidos e envolvendo-os na comercialização, assegurando sustentabilidade e inclusão social. Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados parciais do projeto sobre a influência dos geoprodutos para o estímulo do empreendedorismo nas comunidades do Araripe Geopark Mundial da UNESCO. Foram aplicados questionários aos geoprodutores de cinco comunidades. Obteve-se como resultados que os geoprodutos criam oportunidades e valorizam geodiversidade da região, além, de proporcionar uma experiência única aos turistas com produtos diversificados: os religiosos com enfoque na fé, os gastronômicos voltado para os sabores tradicionais do local e os culturais que trazem o significado das tradições e culturas, como as festividades e o artesanato. Portanto, todos estes, Podem proporcionar o desenvolvimento e criação de novos estabelecimentos empresariais gerando novas fontes de renda.

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Publicado

2021-10-18

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