SEMINÁRIOS DE ESTUDOS ARTICULADOS EM DIREITO – SEMEAR DIREITO

Autores

  • Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho
  • Amanda Oliveira de Sousa
  • Ana Larissa Brasil
  • Clara Skarlleth Lopes de Araújo
  • Diana Melissa Ferreira Alves Diniz
  • Francisco Jeferson Inácio Ferreira
  • Grasielle Fernanda Freire Cabral
  • Jardel Pereira da Silva
  • José Nilton de Menezes Marinho Filho
  • José Sarto Fulgêncio de Lima Filho
  • Roberta Gonçalves Bezerra de Menezes
  • Sebastião Casimiro de Sousa Neto
  • Giovanna Muniz de Macêdo
  • Alfredo Xenofonte Cardoso
  • Bianca Diniz Sampaio de Queiroz
  • Júlia Ramos Diógenes
  • Lays Alvelino de Sousa
  • Ivan Azevedo do Nascimento
  • Marcelo Soares Mota
  • Naiane Brito de Lima
  • Naiara Brito de Lima
  • Nayla Tamira Ferreira dos Santos
  • Yalla Madja Nogueira da Silva

Palavras-chave:

Direitos Humanos. Extensão. Teoria Crítica.

Resumo

O SEMEAR DIREITO surgiu com o objetivo inicial seria servir de estrutura guarda-chuvas para atuação como em formação crítica em direitos humanos no tripé institucional de ensino, pesquisa e extensão. A atuação precípua do SEMEAR DIREITO seria na Escola Ginásio Municipal estabelecimento de educação pública. Porém, em razão da pandemia de COVID-19, foi necessária uma reformulação para realização de suas atividades de maneira remota. Com isso, foram desenvolvidos uma série de eventos online que buscavam a formação crítica em direitos humanos e o estímulo ao desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão, trazendo debates transdisciplinares para a comunidade acadêmica e para o público externo em geral. O resultado foi a integração de profissionais, professores e alunos dos níveis de graduação e pós-graduação, atingindo a um público de aproximadamente 1.000 pessoas. Com a realização das atividades desempenhadas pelo SEMEAR DIREITO, foi possível engajar não apenas extensionistas bolsistas, mas também voluntários, professores da instituição e integrantes de programas de pós-graduação strictu sensu, contribuindo para a ampliação de debates e saberes diversos.A troca de experiências proporcionou o contato com diversos professores e profissionais de variadas instituições nacionais, que puderam trazer contribuições importantes para o debate e a transmissão de conhecimentos interdisciplinares fora do âmbito da Universidade.

Referências

ADORNO, S. Os aprendizes do poder: O bacharelismo liberal na política Brasileira. 2. Ed.

Edusp; 2019.

ANTUNES, R. O privilégio da servidão [recurso eletrônico]: o novo proletariado de serviços

na era digital; 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido [recurso eletrônico] / Paulo Freire. - 1. ed. - Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 2013.

HARVEY, David. Neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola. 2008.

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Publicado

2021-10-18

Edição

Seção

Direitos Humanos e Justiça