TEATRO NA COMUNIDADE: ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DO PETECA

Autores

  • Mônica Vianna de Mello
  • Luzinete Alencar da Silva
  • Tainá da Silva Alcântara

Palavras-chave:

Improvisação. Teatro do Oprimido. Ensino Remoto.

Resumo

O texto aborda o trabalho desenvolvido pelo Programa de Extensão Teatro na Comunidade que, em 2020, foi realizado em conexão direta com as investigações do grupo de pesquisa Pedagogias de Teatro no Cariri - PETECA e com este articulou-se e adaptou-se para dar prosseguimento às atividades em plataformas virtuais. A espinha dorsal do PETECA é a pesquisa e prática do ensino de teatro, tendo como objetivo o trabalho de ator/atriz, docentes e aprendentes de teatro, focando principalmente na improvisação. Devido à pandemia, as experimentações e estudos foram repensados para esse novo formato, mas buscando sempre manter a qualidade do ensino-aprendizagem de teatro e que esse não perdesse sua potência de comunicação, transformação, libertação, socialização que em contexto presencial nos favorece. Uma das metodologias aplicadas pelo PETECA foi a do Teatro do Oprimido de Augusto Boal, visto que essa é a metodologia do Programa Teatro na Comunidade e será relatado neste mini artigo. O grupo ofereceu a experiência para os integrantes do grupo ministrarem oficinas e de serem participantes das aulas dos colegas e possibilitou também a interação com pessoas de outras regiões do Brasil e fora do país. O Espaço de Experimentação do PETECA trouxe desafios, mas proporcionou novas possibilidades.

Referências

BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BOAL, Augusto. 200 exercícios e Jogos para atores e não-atores com vontade de dizer algo

através do teatro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

DUTRA, Sandro. Linhagens e Noções Fundamentais de Improvisação Teatral no Brasil:

Leituras em Boal e Burnier. Jundiaí, Paco Editorial, 2015.

Revista de Extensão (REVEXT)/ Pró – Reitoria de Extensão (PROEX) / Universidade Regional do Cariri – URCA - Crato-Ceará | v.2 | n.1 | p.

- 213 | out-dez | 2021.

MELLO, Mônica Vianna de. Improvisação por Princípios: análise de um curso/treinamento

baseado em princípios específicos do trabalho de ator. 2011. 283f. Tese (Doutorado em Artes

Cênicas) Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2011.

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Publicado

2021-10-18