GEOGRAFIA EM CAST: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PODCAST QUE TRANSPÔS FRONTEIRAS

Autores

  • Maria Daniely Freire Guerra
  • Francisca Jardélia Lima Damasceno
  • Cassio Expedito Galdino Pereira
  • Emerson Monteiro de Sousa
  • Luciano Amorim Sobrinho

Palavras-chave:

podcast, Divulgação Científica, Geografia

Resumo

Geografia em Cast é uma ação de extensão pioneira na Universidade Regional do Cariri, que objetiva ampliar a divulgação científica de conteúdos geográficos por meio de podcasts, com linguagem acessível ao público de todos os níveis de ensino e à sociedade civil interessada. Os podcasts são mídias informativas que permitem acesso rápido e fácil a conteúdos informacionais e científicos, em consonância com a dinâmica espaço-tempo da vida das pessoas. Agrega-se a isto o potencial educativo pela facilidade de acesso com custo praticamente nulo, aliada à fluidez do acesso. O Geografia em Cast entrou no ar em 30/03/2020, logo após o estabelecimento do isolamento social imposto pela chegada da Covid-19 no Brasil. A primeira temporada do podcast foi encerrada com resultados muito satisfatórios, fomentando a ampliação da divulgação científica no Brasil, o fortalecimento da interiorização da ciência e contribuindo para forjar uma nova centralidade da comunicação científica a partir da Universidade Regional do Cariri. Congregou pesquisadores de várias Universidades brasileiras e estrangeiras, com discussões sobre temas diversos, totalizando 38 episódios. Ancorado em plataformas de serviço de streaming como o Spotify, o Geografia em Cast atingiu até o momento 6.737 acessos, no Brasil e em mais 28 países dos 5 continentes.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PODCAST. O que é um podcast. Disponível em: <http://abpod.com.br>. Acesso em 20 de fevereiro de 2019.

BOTTENTUIT-JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast em educação: um contributo para o estado da arte. In: BARCA, A.; PERALBO, M.; PORTO, A.; DUARTE DA SILVA, B.; ALMEIDA, L. (Eds.). Libro de Actas do Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: REVISTA GALEGO-PORTUGUESA DE PSICOLOXÍA E EDUCACIÓN. Coruña, 2007, p. 837-846.

Downloads

Publicado

2021-10-18