Editorial

Autores

  • Cecília Maria de Araújo Ferreira

Resumo

“O CAMINHO É LONGO E LARGO”.

Caetano Veloso.

Quando vou falar sobre extensão universitária com os/as estudantes, repito uma cena que vivenciei quando também era estudante:

Por favor, levante a mão quem tem pai/mãe/responsável com nível superior?, perguntou o professor. Olhei em torno, e um quarto talvez das pessoas estivessem com a mão levantada. O professor agradeceu e continuou com uma nova pergunta: Por  favor, agora levante a mão quem tiver pelo menos um/a avô/avó maternos ou paternos com nível superior?”. Olhei novamente, uma pausa, um silêncio, pensamentos em elaboração, e [...] Uma pessoa apenas levantou a mão. Todas as vezes que faço esse jogo de perguntas a mesma cena se repete. São quase sempre pouquíssimas mãos levantadas. O fato é que muitos/as dos/as nossos/as jovens são as primeiras pessoas das suas famílias a estarem regularmente matriculados em um curso superior.

Sim, paramos, respiramos juntos/as, nos olhamos e pensamos.  A cena em repetição tantas vezes, me faz perceber que para a tessitura de uma universidade que inclua/acolha/envolva/fortaleça o maior número de pessoas e todas as nossas diversidades humanas, como diz Caetano Veloso, “O caminho é longo e largo”. Sigamos[...].

A extensão universitária acontece quando os conhecimentos são gerados/experimentados/transformados em diálogos permanentes entre a universidade e a comunidade (que a abriga), em um processo colaborativo por transformações sociais necessárias para uma sociedade fraterna e feliz.

Cecília Maria de Araújo Ferreira

Downloads

Publicado

2023-10-17