INFÂNCIA, PERFORMANCE E INTERSECCIONALIDADE: APROXIMAÇÕES COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA CONTEMPORÂNEA NOS CAMPOS DAS ARTES CÊNICAS E DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Débora Cristina Sales da Cruz Vieira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Estado da Arte, Infâncias, Performance, Interseccionalidade, Pesquisa com Crianças

Resumo

Este artigo tem como objetivo desvelar os estudos recém-publicados sobre infância, performance e interseccionalidade em interface com narrativas de crianças pequenas. Foi realizado um levantamento em três bases de dados: a) Portal de Periódicos da CAPES (2015-2020); b) Anais das Reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) (2013-2019); c) Anais das Reuniões da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) (2013-2019), totalizando 22 estudos. Os dados foram analisados qualitativamente, com inspiração na análise de conteúdo (BARDIN, 2011). O corpus analisado evidencia a relevância das investigações elencadas, que discutiram as temáticas supracitadas de acordo com seus contextos, perspectivas teóricas e metodológicas, em uma abordagem interdisciplinar de saberes e campos do conhecimento, de modo a potencializarem diálogos entre a pesquisa em artes cênicas e a educação estética de crianças pequenas.

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Publicado

2022-12-22