“VEM ANDAR E VOA!”

Processos e narrativas de uma oficina de perna de pau

Autores

  • Michelle Nascimento Cabral Fonseca Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • Fernanda Gomes da Costa Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Palavras-chave:

Circo, mulheres, feminismo, perna de pau, teatro.

Resumo

O presente artigo pretende compartilhar reflexões, experiências vivenciadas e processos metodológicos de
ensino­aprendizagem desenvolvidos durante a oficina de perna de pau “Vem Andar e Voa!”, aplicada com
mulheres do Coletivo “O Circo Tá na Rua”, em São Luís – MA. Para tanto, farei uma breve abordagem do
histórico da perna pau, ampliando conhecimentos sobre essa técnica no contexto circense e teatral, assim
como discutindo o seu uso na obtenção de potencial artístico e educativo. Além de descrever os
processos ocorridos durante a oficina e refletir sobre as metodologias do circo e do teatro na promoção de
um melhor aprendizado das artes cênicas, verificarei também o potencial da perna de pau como
instrumento de emancipação humana. Analisarei, também, as discussões em torno da perna de pau, na
perspectiva da aprendizagem e da utilização dessa modalidade por mulheres. Fundamentarei essas
reflexões utilizando referências como: Mario Fernando Bolognesi, Viola Spolin, Marco Antônio Coelho
Bortoleto, Simone de Beauvoir, entre outros, para compreender a eficiência da utilização dessas
metodologias como base para o ensino e a melhor aplicação no desenvolvimento dos corpos dessas
mulheres.

Biografia do Autor

Michelle Nascimento Cabral Fonseca, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Michelle Cabral, artista­docente do curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cênicas
da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Atriz, palhaça e diretora teatral. Coordenadora do
Mestrado em Artes Cênicas – PPGAC/UFMA. Tem Pós­doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de
Zaragoza­UNIZAR, na Espanha. É Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS e Mestra em História.

Fernanda Gomes da Costa, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Fernanda Marques, arte­educadora, graduada em Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do
Maranhão ­ UFMA. Produtora cultural, integra há 7 anos o Coletivo “O Circo Tá na Rua”, no qual
desenvolve funções de instrutora e de monitora de práticas circenses. Desde 2015 desenvolve pesquisa
sobre o teatro e o circo na formação artística, Teatro de Rua e Palhaçaria.

Downloads

Publicado

2022-09-14