ESPAÇO COMO ELEMENTO NO CONTEXTO DA NARRATIVA FÍLMICA

Autores

  • Pedro Henrique Figueiredo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dra. Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Palavras-chave:

Cinema de fluxo, Espaço, Sertão, Meio Urbano

Resumo

Este trabalho estabelece uma mediação entre os conceitos da geografia e temas que contemplam o cinema brasileiro contemporâneo. Pretende-se discorrer sobre o significado de espaço e o seu papel na construção da narrativa fílmica usando por base a representação do sertão nordestino. O cenário posto aqui é a relação cinemática entre o realismo sensorial, trabalhado pelo diretor Karim Aïnouz em seu filme O Céu de Suely (2006), e o sertão, o qual reflete aspectos conciliativos entre a modernização e a globalização do espaço urbano sertanejo, associado ao sentimento nômade de não pertencimento.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Figueiredo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de bacharelado em Design na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação, onde desenvolve estudos na área de cinema e representação do espaço. Possui interesse em áreas como: história e teoria do cinema e do audiovisual; estudos pautados no cinema brasileiro; estudos pautados no desenvolvimento do cinema asiático; representação do espaço geográfico cultural; geografia fílmica.

Dra. Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui Pós-Doutorado (2012-2013) em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles - UCLA, USA; Doutorado (2001) e Mestrado (1993) em Media Studies pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação (1986) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

2021-12-25