DISTOPIAS E HETEROTOPIAS EM DIVINO AMOR

Autores

  • Leonardo Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Dra. Maria Helena Braga e Vaz da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Cinema, Espaço, Distopia, Heterotopia

Resumo

Este estudo é uma análise crítica sobre a relação entre os conceitos de distopia e heterotopia no cinema brasileiro contemporâneo. Nosso objetivo é analisar as representações do espaço fílmico-narrativo em face das concepções distópicas e heterotópicas no atual contexto da produção cinematográfica em Pernambuco. Para tanto, abordamos o filme de ficção científica Divino Amor (2019), do cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, destacando a presença de elementos simbólicos, alegóricos e distópicos em seu espaço narrativo.

Biografia do Autor

Leonardo Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando do curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Deart-UFRN). Atualmente é bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e integrante do Grupo de Pesquisa Linguagens da Cena: Imagem, Cultura e Representação, onde desenvolve estudos na área de cinema e representação do espaço. Tem interesse nos seguintes temas: teatro e dramaturgia; cinema e teatro; cinema e representação do espaço. E-mail: leeo.meds@gmail.com

Dra. Maria Helena Braga e Vaz da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui Pós-Doutorado (2012-2013) em Cinema pelo International Institute - University of California at Los Angeles - UCLA, USA; Doutorado (2001) e Mestrado (1993) em Media Studies pela University of Sussex - Inglaterra; Graduação (1986) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Downloads

Publicado

2022-02-23