JOGOS DE IMPROVISAÇÃO TEATRAL NA FORMAÇÃO DO ARTISTA-PROFESSOR-PESQUISADOR

Um breve estudo bibliográfico

Autores

  • Rodrigo Tomaz da Silva universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Jogos, improvisação teatral, artista-professor-pesquisador.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo bibliográfico sobre jogos de improvisação teatral e suas contribuições para a formação do artista-professor-pesquisador. Fazemos um percurso que se inicia com abordagens sobre os jogos e os sujeitos, compreendendo que todo princípio de criação de jogos agrega como referência o jogo no sistema de organização social. Em seguida, passamos por estudos voltados para os jogos no teatro e, adiante, trazemos estudos sobre jogos no contexto das pedagogias do teatro. Como fundamentação teórica, nossas principais referências são os estudos de Johan Huizinga (2018), Roger Caillois (2017), Jean-Pierre Ryngaert (2009), Viola Spolin (2010) e Ingrid Koudela (2009). Ao final, concluímos que aspectos como a criação artística e a produção de conhecimento gerada entre os jogadores podem contribuir para a formação do artista-professor-pesquisador.

Biografia do Autor

Rodrigo Tomaz da Silva, universidade Regional do Cariri

Professor substituto no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri. Coordenador da Setorial de Extensão do Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA, na linha de pesquisa Processos Educacionais em artes Cênicas. Graduado em Licenciatura em Teatro pela URCA. Ator e Diretor Teatral. Atua na linguagem do teatro desde 2002. Atualmente, produz nas áreas de ensino do teatro, visualidade e encenação, com pesquisa teórico-prática em processos criativos e formação de professores.

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Publicado

2023-12-20