v. 3 n. 5 (2024): Ensino de História, justiça social, princípios e práticas de democratização da Educação

Capa da edição, fundo laranja, letras em branco. Ao centro, o logo da revista

O Século XXI tem sido marcado por um processo permanente de aceleração do tempo, pelo avanço político das direitas marcadas por práticas antidemocráticas e negacionistas, que atentam contra a produção, o ensino e diversas formas de difusão da História. Para alguns pesquisadores, vivencia-se uma tentativa de historicídio, notadamente com as reformas curriculares que modificam significativamente a educação brasileira para abrir caminhos para a razão e a moral neoliberal como forma de existência humana. Tais mudanças afetam diretamente a formação professores e o ensino de História, sendo a mais evidente a reforma do Ensino Médio, ao instituir o chamado Novo Ensino Médio. Nesta perspectiva o ensino, a aprendizagem e a formação de uma cultura histórica na sociedade brasileira tornam-se um campo de disputas entre uma educação conservadora/neoliberal e uma educação democrática, antirracista, decolonial e de combate aos preconceitos étnicos, de raça e de gênero. Paralelo a isso, tramita no Congresso Nacional o PL 2.903/2023 que ameaça a sobrevivência dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que os movimentos sociais, estudantes, professores e professoras de História nos mais diversos níveis da educação lutam por ações mais efetivas na implementação das 10.639/2003 e 11.645/2008.

Neste sentido, diversas são as formas de resistência no campo do ensino de História, a exemplo do ProfHistória e seus mais diversos projetos de combate aos que pretendem destruir a História como campo de saber. Ao tomar a experiência docente na educação básica como ponto de partida para a construção de um conhecimento reflexivo, o ProfHistória, além de contribuir para a democratização do acesso a pós-graduação, se consolida como lugar de produção de uma historiografia sintonizada com as demandas do tempo presente.

É nesse contexto que propusemos o dossiê Ensino de História, justiça social e práticas democráticas de educação. Recebemos contribuições que dialogaram com temáticas que afetam diretamente a condição de professores e professoras como autores docentes em defesa de práticas democráticas de ensino ameaçadas pelo conservadorismo e o neoliberalismo. Esperamos que o dossiê seja um espaço de divulgação de pesquisas que abordem conceitos e fontes relacionadas ao feminismo, às comunidades e culturas Lgbtqianp+ e suas interseccionalidades na interface com o ensino de História e as mais diversas formas de lutas e combates ao neofascismo. Da mesma forma, pesquisas, reflexões e relatos de experiências sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação, inclusive da Inteligência Artificial, para o ensino de História, teoria da História, ensino e práticas de ensino e as reformas curriculares, notadamente a BNCC, a BNC-formação e o Novo Ensino Médio.

Organizadores do Dossiê: 

Francisco Egberto Melo -  Professor do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação ProfHIstória da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Paula Cristiane de Lyra Lessa - Professora do Departamento de História e do Programa de Pós Graduação ProfHIstória da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Rosilene Alves de Melo - Professora do Departamento de História da Universidade Federal de Campina Grande e do Programa de Pós Graduação ProfHIstória da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Referências Bibliográficas

CERRI, Luís Fernando. Ensino de História e consciência histórica. Rio de Janeiro: FGC, 2011.

FOUCAULT, Michel. O Jogo de Michel Foucault. IN: FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos, v. IX. Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitárias. 2014, p. 44-76. Org. Manuel de Barros da Motta.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sob

re a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.  

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo no ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

SILVA, Barbara Bueno de; BARBOSA, Carlos Soares. Empreendedorismo e o novo ensino médio: a atuação da ong junior achievement na rede estadual de educação do Rio de Janeiro. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, v.11, n.2, 2022, p. 1-19. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6278/3292. Acesso em: 17 mai 2022.

Publicado: 2024-02-14

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