Entrevista com Beatriz G. Mamigonian
Palabras clave:
escravidão, escravização ilegal, africanos livres, golpe político de 2016Resumen
Nesta conversa a professora Beatriz G. Mamigonian, da Universidade Federal de Santa Catarina, reconstituí sua trajetória acadêmica e política, abordando o seu processo de formação e a sua atuação nesses dois campos. Trata-se de uma entrevista em que a historiadora aborda temas caros para o debate acerca da historiografia da escravidão, do fenômeno da escravização ilegal ocorrido no século XIX, indicando paralelos com as formas de escravidão existentes na contemporaneidade. A pesquisadora reflete também acerca de um dos principais momentos de efervescência política na História recente do Brasil, discorrendo acerca da sua participação nas manifestações e na produção de testemunhos sobre as manifestações ocorridas contra o golpe político, executado em 2016 contra a presidenta eleita, Dilma Rousseff. A professora Beatriz Mamigonian aponta problemas seculares existentes no Brasil, que tocam nos dilemas que dizem respeito ao futuro do país e de seus cidadãos, e nas fraturas que continuam a assombrar a sociedade contemporânea brasileira.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.