Olhares sobre os não humanos na modernidade a partir das representações de Red Dead Redemption 2
Palavras-chave:
Videogame, Não-Humanos, História AmbientalResumo
A Natureza foi entendida e representada de várias formas ao longo da história, e por isso é possível compreender parte da complexidade da ideia de Natureza também por meio da arte. Nesse sentido o presente artigo propõe compreender os games como fontes históricas, e dessa forma, discutir em Red Dead Redemption 2 (2018) os sentidos da relação humano-natureza no século XIX e no tempo presente por meio da análise de discursos, narrativas, ideologias, representações e sobretudo anacronismos. Se apresentando como um jogo de videogame aclamado pela crítica e pelo público e portanto uma rica documentação do tempo presente. Longe de serem janelas para o passado, videogames fontes históricas com marcas de seu fabrico capazes de, por meio do diálogo entre historiador e teoria, apresentar o clima cultural e espírito de uma época, uma vez que seu fabrico está preso em seu tempo. Portanto nossa proposta é discutir e incluir os seres não humanos na historiografia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.