História e memória na análise do vulto nacional
Bernardo Sayão e a síntese do heroísmo brasileiro (1941-1959)
Palavras-chave:
Belém-Brasília, Bernardo Sayão, Vulto, NarrativaResumo
O presente artigo traz, como proposta, uma análise da construção do heroísmo sobre a figura de Bernardo Sayão. Partiu-se da hipótese de que a própria narrativa, somada às estruturas, nas quais o personagem esteve inserido, contribui para a edificação de um perfil que rememora os feitos dos grandes vultos do passado. O heroísmo de Sayão emerge de um período assinalado por profundas transformações no interior do Brasil, assinaladas por projetos como a Colônia Agrícola Nacional de Goiás (CANG), a rodovia Belém-Brasília e construção de Brasília, os quais impulsionariam o desenvolvimento da nação. Respaldado pela teoria da História, pela biografia e pela análise documental, de discursos proferidos de divisões políticas e de imprensa, além do cruzamento e comparação de dados, buscou-se destacar detalhes do processo de construção desse heroísmo, a autenticidade de suas ações e dos dados de reconhecimento coletivo que atestam a semelhança de seus feitos com a de outros vultos que o antecederam.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sertão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.