Conflitos de terra e mão de obra indígena na fronteira oeste brasileira,
entre o final do séc. XIX e início do XX
Palavras-chave:
História Rural, Mão-de-obra indígena, Conflitos de terraResumo
Esse artigo propõe o estudo sobre conflitos fundiários entre fazendeiros e grupos indígenas na passagem do século XIX para o XX. Para tanto, vamos analisar as relações entre o latifundiário Antonio Joaquim Malheiros e indígenas Kadiwéus, na região do então sul do Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), examinando também o usufruto da mão de obra de indígenas, havendo inclusive denúncia de maus tratos e más condições de trabalho. A pesquisa pretende desnudar, em diálogos com outros autores, a importância de se observar que, com relação aos estudos dos grupos indígenas, o binômio terra e trabalho deve ser compreendido conjuntamente ao longo dos oitocentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SerTão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.