Conflitos de terra e mão de obra indígena na fronteira oeste brasileira,

entre o final do séc. XIX e início do XX

Autores

  • Dandriel Henrique da Silva Borges UERJ

Palavras-chave:

História Rural, Mão-de-obra indígena, Conflitos de terra

Resumo

Esse artigo propõe o estudo sobre conflitos fundiários entre fazendeiros e grupos indígenas na passagem do século XIX para o XX. Para tanto, vamos analisar as relações entre o latifundiário Antonio Joaquim Malheiros e indígenas Kadiwéus, na região do então sul do Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), examinando também o usufruto da mão de obra de indígenas, havendo inclusive denúncia de maus tratos e más condições de trabalho. A pesquisa pretende desnudar, em diálogos com outros autores, a importância de se observar que, com relação aos estudos dos grupos indígenas, o binômio terra e trabalho deve ser compreendido conjuntamente ao longo dos oitocentos.  

Biografia do Autor

Dandriel Henrique da Silva Borges, UERJ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob orientação da Profª Drª Marina Monteiro Machado. Graduado em História, Licenciado e Bacharel, Cum Laude, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Proprietas, projeto internacional História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br), na qualidade de Pesquisador Júnior. Áreas de interesse incluem: História Indígena; História do Brasil no séc. XIX; Fronteira Oeste; História das Transgeneridades; Gênero e Sexualidade; História e Memória; História Pública.

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

da Silva Borges, D. H. (2022). Conflitos de terra e mão de obra indígena na fronteira oeste brasileira, : entre o final do séc. XIX e início do XX. Sertão História - Revista Eletrônica Do Núcleo De Estudos Em História Social E Ambiente, 1(1), 58–82. Recuperado de http://revistas.urca.br/index.php/SertH/article/view/112