“A acção destruidora do fogo e do machado”
propriedade, crime e natureza na Serra do Araripe, Cariri cearense, no início do século XX
Palavras-chave:
Propriedade, Resistência, Trabalhadores PobresResumo
Nas duas primeiras décadas do século XX foram publicadas notícias em jornais da cidade do Crato, A Liça (1903) e O Araripe (1919), que denunciavam a “destruição do Araripe” e apontavam para uma defesa em torno das “mattas”. No entanto, não houve tentativa em buscar entender quais os interesses e/ou os motivos por quais os transgressores/pobres mantinham tais práticas e hábitos. O presente artigo busca entender como, no espaço regional, o discurso sobre a preservação serviu como recurso político que ajudava na manutenção da estrutura agrária em vigência e na submissão dos trabalhadores às relações de trabalho impostas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SerTão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.