De tapuia a caboclo:
a incorporação dos últimos nativos ao “Ceará colonial”
Palavras-chave:
Desbravamento do Ceará colonial; extermínio/catequização dos povos nativos; transição de índio para caboclo.Resumo
Em nosso artigo defendemos a ideia de que a colonização/ocupação das terras da capitania do Ceará Grande estive ligada diretamente à Insurreição Pernambucana (1645 - 1654) e a Guerra dos Bárbaros (1650 – 1720). Teria sido a partir destes conflitos que os “brasileiros” (milícias e bandeiras) teriam desbravado os sertões (principalmente da margens do Jaguaribe e da Serra dos Cariris Novos), eliminando/subjugando os povos nativos e submetendo-os ao jugo da monarquia portuguesa e ocupando as terras dos interiores da capitania do Ceará Grande. Por fim, apresentamos o processo de transição dos últimos tapuias dos sertões do Ceará Grande – cariris, tremembés, canindés, tabajaras, icós etc. – para a condição de cabras e caboclos súditos cristãos da monarquia portuguesa na América.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SerTão História - Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos em História Social e Ambiente
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.