Miguilim - Revista Eletrônica do Netlli http://revistas.urca.br/index.php/MigREN <p><strong><span lang="EN-US">Miguilim – Revista Eletrônica do Netlli</span></strong><span lang="EN-US"> (ISSN 2317-0433) foi criada em 2012 pelo Núcleo de Estudos de Teoria Linguística e Literária (Netlli/DGP-CNPq). Sua missão é contribuir com a difusão de resultados de pesquisas</span><span lang="EN-US"> </span>que envolvam a participação de pesquisadores juniores (alunos de graduação e recém-graduados, principalmente)<span lang="EN-US">, além de contribuir para o debate teórico nas suas áreas de interesse. O foco temático da revista, portanto, é de espectro amplo, mas sua unidade reside no realce da discussão ou elaboração de construtos teóricos, abordados em perspectiva analítica ou aplicada, nos campos da teoria da literatura e das teorias linguísticas.</span></p> <p>A<span lang="EN-US"> revista </span>aceita para avaliação preferencialmente submissões que tenham pelo menos um graduando(a) ou apenas graduado(a) como autor(es)/autora(s) de trabalhos<span lang="EN-US"> relevantes para o seu escopo: Estudos Literários, de Teoria da Literatura e de Teorias Linguísticas. As contribuições devem se adequar ao foco da revista, serem inéditas e escritas em português, espanhol, inglês ou francês, além de obedecerem às diretrizes estabelecidas na política editorial e nas normas para submissão de manuscritos.</span></p> <p><strong>QUALIS/CAPES - quadriênio 2017-2020</strong>: <strong>A4 - NAS </strong><strong>ÁREAS: </strong><strong>LINGUÍSTICA E LITERATURA, ARTES, EDUCAÇÃO, ENSINO, SOCIOLOGIA e INTERDISCIPLINAR.</strong></p> pt-BR <p>Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.</p> revistamiguilim.netlli@gmail.com (Prof. Dr. Newton de Castro Pontes) revistamiguilim.netlli@gmail.com (Apoio técnico da Miguilim) qui, 21 dez 2023 19:49:05 +0000 OJS 3.2.1.2 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O soldado espanhol e o guerreiro tupi: a variação linguística na poesia de Gonçalves Dias http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/808 <p>O presente artigo tem como objetivo identificar a variação linguística na obra poética do literato romântico Gonçalves Dias, mais especificamente em seus poemas “I-Juca-Pirama” e “O soldado espanhol”, pertencentes às obras <em>Primeiros cantos</em>, de 1846, e <em>Últimos</em> c<em>antos</em>, de 1851, respectivamente. Dessa forma, busca-se promover o diálogo entre os componentes teóricos da Literatura, como o eu-poético, a metrificação e o ritmo, e da Sociolinguística, a variação linguística, variantes e condicionadores extralinguísticos. Esse percurso define a pesquisa como qualitativa-exploratória e de método bibliográfico. A pesquisa apresenta reflexões necessárias acerca das relações entre o romantismo e a linguística, e sobre a multiplicidade de vozes na obra poética. Foi possível, ao longo da análise dos poemas, notar a presença de variação de natureza fonológica, morfológica e lexical e que seu emprego está submetido aos propósitos expressivos do literato, seja no que concerne à forma, seja ao conteúdo, de forma que sua causa nem sempre está em consonância com aquelas já comuns nos estudos da Sociolinguística. São empregadas como aporte teórico as reflexões de Bortoni-Ricardo (2014), Coelho <em>et al</em> (2018), Moisés (1987), Freud (2020) e Jung (2013). Nesse sentido, este trabalho se torna relevante devido à busca pela integração dos conhecimentos, de modo que contribui para uma reflexão que poderá, em outro momento, ser levada à sala de aula.</p> Eduardo Oliveira Melo, Gilberto Freire de Santana, Maria da Guia Taveiro Silva Copyright (c) 2023 Eduardo Oliveira Melo, Gilberto Freire de Santana, Maria da Guia Taveiro Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/808 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Um historicizado regresso pátrio: uma análise de “Canção de regresso à pátria”, de Oswald de Andrade http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/833 <p>O presente trabalho objetiva discutir, a partir de uma perspectiva crítica e imanente, os procedimentos de composição poética e os desdobramentos de significação/interpretação presentes no poema “Canção de regresso à pátria”, de Oswald de Andrade. Integrante da obra “Pau-Brasil”, o objeto analisado parodia o popular poema romântico de Gonçalves Dias “Canção do Exílio”, de modo que um olhar crítico-comparativo não pode ser ignorado na consolidação de interpretações pertinentes do poema oswaldiano. Mais do que exercício comparativo, porém, busca-se traçar uma análise que compreenda as implicações estéticas, políticas e imagéticas do poema analisado, tanto em suas relações internas de significação quanto em face de seus desdobramentos no panorama da obra de Oswald e do Modernismo brasileiro do início do século XX. Aos fins descritos, parte-se, dentre outras, das considerações teóricas e críticas de Fonseca (2004, 2007), Candido (1996) e Nascimento (2015).</p> Pedro Verdejo Copyright (c) 2023 Pedro Verdejo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/833 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 A estrela solitária: impasses no processo de criação de A hora da estrela, de Clarice Lispector http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/931 <p>Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pela autora Clarice Lispector no processo de criação da obra <em>A hora da estrela</em>, publicada em 1977. Para tanto, o estudo se serviu do relato contido no ensaio “Diante da solidão de Clarice” (2020), escrito por Ana Maria Machado, como ponto de partida para discutir dois temas centrais: a escrita fragmentada como método e a solidão da autora na obra. A pesquisa foi realizada através de um levantamento bibliográfico e articula relatos da própria Clarice Lispector em entrevistas, crônicas e trechos da obra <em>A hora da estrela</em> com um arcabouço teórico formado por escritores como: Philippe Willemart (2005), Roland Barthes (2017) e Maurice Blanchot (1987). Na conclusão, observou-se que no processo de criação de um autor não há caminhos pré-determinados e, mesmo para Clarice Lispector que já contava com mais de trinta anos de atividade como escritora, uma nova obra representava uma imersão no desconhecido, que só se revelava no próprio processo de escrita. Embora já houvesse adotado o método de escrita por fragmentos em obras anteriores, a autora preferia manter uma postura “amadora” diante da escritura.</p> Aline de Souza Barreto, Maria das Graças Fonseca Andrade Copyright (c) 2023 Aline de Souza Barreto, Maria das Graças Fonseca Andrade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/931 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Da submissão à subversão: proposta de abordagem do livro literário infantil a partir da obra Bom dia, todas as cores!, de Ruth Rocha http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/940 <p>Ao longo das últimas décadas, as mudanças no cenário educacional colaboraram para que o livro ocupasse o lugar de mercadoria, dessa forma, coexistindo livros que apresentam as qualidades esperadas, mas também, obras que pouco acrescentam às crianças, em termos de construção de experiências significativas com o lido. Logo, este trabalho justifica-se pela necessidade de fomentar uma discussão acerca da importância da qualidade do livro literário infantil e, também, do planejamento para a promoção do letramento literário na escola. Assim, objetiva-se apresentar uma proposta de abordagem do livro ilustrado infantil <em>Bom dia, todas as cores!</em> (2018), de Ruth Rocha, no contexto da sala de aula, visando auxiliar na construção de uma intimidade entre a criança e o universo literário. Trata-se de um livro ilustrado infantil que, em sua articulação de complementaridade entre a linguagem verbal e a visual, favorece ao leitor criança explorar as cores, expressões, personagens, descrições do texto, expandindo o seu leque de experiências por meio do literário. O estudo se baseia nas teorias elaboradas por Aguiar et al. (2001), Alves e Ramos (2014), Faria (2005), Ramos (2011), dentre outros autores.</p> Jackeline Pereira Mendes, Fabiana Ramos Copyright (c) 2023 Jackeline Pereira Mendes, Fabiana Ramos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/940 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Uma princesa nada boba: um conto de fadas nada branco http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/950 <p>A literatura constitui potencial para contribuir com a formação do imaginário infantil, propagando por gerações e mundo afora os contos e a cultura popular, os quais, por esse motivo, significam muito em nosso tempo e não por acaso são chamados de “clássicos”. Apesar disso, de acordo com Oliveira (2008), é preciso levar em consideração que a literatura infanto-juvenil se configurou historicamente sob um viés eurocêntrico. Desse modo, ao mesmo tempo em que aflora uma tendência, sobretudo a partir da lei 10.639/2003 e seus desdobramentos, inserindo o negro como protagonista na literatura, ela necessita se adequar às necessidades de leitores/ouvintes, com a devida competência temática e estética. Sob esse viés, o enfoque desta pesquisa reside em compreender de que forma a representatividade feminina negra na literatura infantil se constrói a partir dos elementos africanos e afro-brasileiros presentes na obra <em>Uma Princesa Nada Boba </em>(2011), escrita por Luiz Antonio e ilustrada por Biel Carpenter, sobretudo no que diz respeito à caracterização da princesa – europeia e africana – e ao diálogo entre imagem e texto que se promove nessas duas frentes. Para tanto, lança-se o olhar sob a trajetória da imagem do negro na literatura infantil e os dispositivos legais que culminaram na atualização de clássicos, contando com o aporte teórico de Gouvêa (2005), Jaccoudo (2008), Oliveira (2008) e Gonçalves e Silva (2000). Por fim, foi possível compreender de que forma essa narrativa contemporânea se organiza de modo a inserir aspectos capazes de promover o acesso do pequeno leitor à história e cultura africana e afro-brasileira, a partir da inserção de elementos como religiosidade, força da natureza, magia e ancestralidade.</p> Érika Moreira Dias, Carla Kühlewein Copyright (c) 2023 Érika Moreira Dias, Carla Kühlewein https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/950 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Quando a voz do povo não é a voz de deus: uma análise semiótica do conto O lenhador e a raposa http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/986 <p>Graças à tradição oral, chegaram até nós grandes histórias que foram posteriormente escritas, a exemplo da <em>Ilíada </em>e da <em>Odisseia</em>, de Homero. Embora se tenham passados milênios de lá para cá, a tradição de contar histórias oralmente ainda se mantém viva. Essas narrativas orais seguem de boca em boca, recebendo ou suprimindo elementos conforme os saberes culturais daquele que conta. Nesse contexto, objetiva-se, neste trabalho, investigar a produção de sentidos na narrativa oral <em>O lenhador e a raposa</em>, com base na semiótica discursiva. O conto, que constitui o <em>corpus</em> de análise, foi coletado por Jackeline Sousa Silva, em 2017, da enunciadora Lethycia Maria da Silva Gualberto, de 5 anos, em Acopiara, no estado do Ceará. A análise ora proposta segue a metodologia da análise semiótica do discurso, por se fundamentar na semiótica discursiva que apresenta um percurso gerativo da significação, composto por três níveis: fundamental, narrativo e discursivo. Centrada no nível discursivo, a análise considera, além deste nível, os elementos dos outros níveis, uma vez que a significação se completa no percurso. Nessa direção, este texto segue as reflexões propostas por Greimas e Courtés (2016) e colaboradores; e a perspectiva de Zunthor (1993) sobre oralidade. Como resultado, verificamos que os sentidos do conto são construídos de modo a reiterar a convenção do dito popular “quem tem fama deita na cama”, ao mesmo tempo em que surpreendentemente desconstroem verdades ditas pelo povo, como “a voz do povo é a voz de Deus”<em>.</em></p> Davi Jefferson Araújo da Silva, Maria Nazareth de Lima Arrais Copyright (c) 2023 Davi Jefferson Araújo da Silva, Maria Nazareth de Lima Arrais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/986 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Para um estudo da escrita feminina além do cânone: Teresa Margarida da Silva e Orta, Carmen Dolores e Julia Lopes de Almeida http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1003 <p>A questão do cânone é antiga e complexa. Ao aprofundar-se nesta problemática, nota-se a escassez de estudos pertinentes à temática e que de fato reconstituem trajetos de escrita para além do que se encontra em manuais de Literatura e outras obras afins. Diante dessa perspectiva, este artigo se utiliza da filologia e da pesquisa bibliográfica para iluminar um caminho possível para o estudo da escrita feminina não canônica. Para isso, delimita-se o olhar para os séculos XVIII ao XX, por meio das autoras Teresa Margarida da Silva e Orta, Carmen Dolores e Julia Lopes de Almeida.</p> Julia de Souza Lopes, Leandro Estevam Gonçalves, Letícia dos Montes Melo, Phablo Roberto Marchis Fachin Copyright (c) 2023 Julia de Souza Lopes, Leandro Estevam Gonçalves, Letícia dos Montes Melo, Phablo Roberto Marchis Fachin https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1003 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Editorial (v. 12, n. 3) http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1439 <p>Editorial do v. 12, n. 3 (set.-dez. 2023) de Miguilim.</p> Newton de Castro Pontes Copyright (c) 2023 Newton de Castro Pontes https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1439 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 El uso del hipertexto en el contexto remoto: una mirada a las experiencias de profesores del curso de Letras-Español de la Universidad Estatal del Piauí http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/837 <p>En la enseñanza remota, es posible observar el uso del hipertexto como un recurso utilizado en las instituciones de enseñanza superior. En la Universidad Estatal del Piauí (UESPI), por ejemplo, la plataforma utilizada en las clases remotas es el <em>Google Classroom</em>, siendo como local donde los profesores pueden poner libros, enlaces de sitios, formularios, vídeos, entre otras variadas posibilidades. Este trabajo tiene como objetivo comprender el uso del hipertexto en el <em>Google Classroom</em>, a partir de experiencias de profesores del curso de Letras-Español de la Universidad Estatal del Piauí (UESPI), en el contexto remoto. Se trata de una investigación de campo, realizada con 8 (ocho) profesores de la referida institución, los que fueron llevados a contestar un cuestionario compuesto de 15 (quince) preguntas objetivas, en que algunas pedían justificaciones, de las cuales solamente 7 (siete) fueron analizadas en este artículo. Se consideró, aún, el procedimiento bibliográfico, en que fue necesaria la contribución de autores, como, Koch (2007), Kleiman (2002), Lévy (1999), Buzato (2006), entre otros. Los resultados apuntan que los profesores hicieron uso del hipertexto en sus experiencias alrededor del contexto de enseñanza remota. Además, evidenciamos que ellos tuvieron pocas dificultades sobre la adaptación de las TIC, en virtud de que muchos tenían experiencias previas con el hipertexto y con las plataformas digitales.</p> Thiago de Sousa Amorim, Valclides Sousa Ribeiro Copyright (c) 2023 Thiago de Sousa Amorim, Valclides Sousa Ribeiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/837 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Variação e mudança linguística: abordagens em livros didáticos de português no Ensino Fundamental http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/828 <p>A pesquisa teve como objetivo verificar o tratamento dado por livros didáticos de língua portuguesa a conteúdos relacionados aos temas variação e mudança linguísticas. Para isso, três coleções destinadas à segunda fase do Ensino Fundamental utilizadas em escolas públicas de Dourados (MS) foram analisadas: <em>Apoema – Português</em> (2018), <em>Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa</em> (2018) e <em>Se liga na língua – Leitura, Produção de Texto e Linguagem</em> (2018). A análise se pautou nas reflexões e estudos realizados por pesquisadores da área de Linguística, especialmente da Sociolinguística, a saber, Labov [1972](2008), Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2007a, 2007b) entre outros. Como síntese dos resultados, é possível afirmar que, de modo geral, os autores das coleções didáticas abordam adequadamente os temas, no entanto, considerando todos os objetivos propostos para o ensino de língua nessa fase, incluindo-se, por exemplo, o combate a qualquer tipo de intolerância diante da diferença (nesse caso, linguística), conclui-se que outras atividades – além das já propostas – seriam necessárias nos livros para um trabalho mais intenso sobre o tema.</p> Letícia Camargo Galuci , Marilze Tavares Copyright (c) 2023 Letícia Camargo Galuci , Marilze Tavares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/828 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Enunciado postagem no fórum Stormfront: a construção da imagem de jovens brasileiros no e pelo discurso neonazista http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/839 <p>Este estudo surge a partir de uma investigação realizada no fórum digital <em>Stormfront</em>, fundado pelo ex-líder da Ku Klux Klan (KKK), Don Black. Nessa mídia digital, reúnem-se grupos neonazistas localizados em vários países que intercambiam valores ideológicos, culturais, históricos, econômicos e sociais. Diante disso, o objetivo deste trabalho é analisar três enunciados postagens do fórum (dois de 2010 e um de 2011), observando a construção da imagem de jovens brasileiros no e pelo discurso neonazista que, por meio do cotejo da historiografia do nazismo, reverbera posicionamentos da Juventude Hitlerista (década de 1930). O referencial teórico é pautado na perspectiva da filosofia da linguagem de Bakhtin (2015, 2016, 2017, 2018), de Volóchinov (2018, 2019) e Medviédev (2016), especialmente quanto aos conceitos de enunciado, interação discursiva e imagem. Já o referencial complementar, devido à complexidade do discurso neonazista, apoia-se nas contribuições teóricas de Denis (2014), Evans (2010, 2011, 2012) e Weikart (2021) no intuito de se refletir, em particular, sobre a historiografia da organização Juventude Hitlerista e, em geral, sobre o discurso (neo)nazista. Por último, compreende-se ativamente que os sujeitos, em seus enunciados postados no fórum, posicionam-se sobre descendência, etnia, sexualidade, sociedade e as cidades que moram, de tal modo que, ao enunciarem, constroem uma imagem de si e do outro, reforçando relações raciais sócio-hierárquicas de superioridade e inferioridade.</p> Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues, Kelli Machado da Rosa, Grenissa Bonvino Stafuzza Copyright (c) 2023 Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues, Kelli Machado da Rosa, Grenissa Bonvino Stafuzza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/839 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Mulheres negras na ciência: silêncio, memória, sujeitos e sentidos no filme Estrelas além do tempo (2017) http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/879 <p>O objetivo deste trabalho é o de analisar, por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discursos Materialista, o funcionamento discursivo do apagamento, do silenciamento e da exclusão da mulher negra, em 1960, na NASA e na história que envolve os esforços empreendidos, inclusive por essas mulheres, para lançar o homem no espaço. Para isso, utilizaremos como <em>corpus</em>, algumas sequências discursivas e duas compilações de imagens do filme “Estrelas além do tempo” (2017), <em>Hidden Figures</em> (no original, em inglês). Por fim, nossa pesquisa busca fôlego no referencial teórico-metodológico da AD, lançando mão de conceitos como os de arquivo, silêncio e silenciamento, memória discursiva, formações discursivas, entre outros. Os resultados de nossa análise apontam que, embora as cientistas negras tenham desempenhado um papel imprescindível na história, houve silenciamento, seguido de um apagamento da presença dessas mulheres neste acontecimento. Contudo, a produção do livro e do filme, que contam a história a partir das mulheres negras, gera a possibilidade do surgimento de discursos outros, inscrevendo novas sequências que evidenciam a contribuição deste grupo no interior da memória discursiva.</p> Miriã Alexandre de Paula, Camila da Silva Gomes, Altair dos Santos Bernardo Júnior Copyright (c) 2023 Miriã Alexandre de Paula, Camila da Silva Gomes, Altair dos Santos Bernardo Júnior https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/879 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Linguística contrastiva português/alemão e o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/899 <p>Este artigo busca construir paralelo entre o desenvolvimento da Linguística Contrastiva (LC) Português/Alemão e da pós-graduação no Brasil. Apoiando-nos nos estudos da bibliografia estatística, analisamos cronológica e geograficamente amostra de 28 teses, cujos dados bibliográficos foram extraídos de levantamento de 507 trabalhos indexados no gerenciador Zotero. Além da apresentação quantitativa do corpus, analisamos, ainda, os dados do desenvolvimento da pós-graduação na área de germanística. As categorias de análise tempo e distribuição geográfica apresentam uma aproximação dos desenvolvimentos da área da LC Português/Alemão e da pós-graduação no Brasil. Quanto à concentração do desenvolvimento da pós-graduação em determinadas regiões em detrimento de outras. Constatamos que o Norte não apresenta dados significativos de consolidação da área de LC Português/Alemão, enquanto o Sudeste concentra quase 80% dos trabalhos na amostra analisada.</p> Jhessyca Castro do Nascimento, Rogéria Costa Pereira Copyright (c) 2023 Jhessyca Castro do Nascimento, Rogéria Costa Pereira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/899 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Metapesquisa acerca do cruzamento vocabular como um processo de formação de palavras no português brasileiro contemporâneo: criatividade e renovação lexical http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/901 <p>A renovação lexical é um fenômeno permanente representativo do dinamismo linguístico que incorpora palavras novas ao léxico, enquanto algumas caem no esquecimento e outras tantas persistem no uso popular. Por esse prisma, o presente artigo tem como objetivo verificar como o processo de cruzamento vocabular tem sido abordado no âmbito da morfologia, em estudos recentes, tendo em vista a popularidade desse processo no atual estágio da língua. Como procedimento metodológico, partindo de uma metapesquisa, fez-se um levantamento de artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2021, dentre os quais inventariou-se um total de nove pesquisas, nas quais foram selecionadas algumas criações lexicais cuja análise foi apresentada. Os resultados apontam para a abundância de cruzamentos vocabulares nos mais diversos contextos de comunicação, bem como uma certa regularidade na formação desses itens lexicais, tornando-os passíveis de sistematização.</p> Patricia de Oliveira Morais Copyright (c) 2023 Patricia de Oliveira Morais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/901 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 A influência das abordagens de ensino nas aulas de inglês: uma experiência em uma escola pública http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/922 <p>Ao longo dos anos, os estudos de ensino e aprendizagem de línguas criaram uma grande variedade de abordagens de ensino focalizadas em objetivos distintos. Nesta pesquisa, investigamos as metodologias de ensino de línguas e temos como objetivo apresentar uma análise da influência do método escolhido pelos professores nas aulas de inglês, e ainda, analisar se os métodos escolhidos estão em consonância com os objetivos pedagógicos dos docentes. Para a consecução dos objetivos, buscamos apoio teórico nos postulados de Liu e Shi (2007) e Brown (2007), que tratam das abordagens de ensino de línguas; Moita Lopes (2006) e Leffa (2001), que tratam da ciência Linguística Aplicada; Pennycook (2017) e Ladson-Billings (1995), que nos orientam a uma prática pedagógica mais efetiva em sala de aula; Almeida Filho (2009) e Cox e Assis-Peterson (2002) que discorrem sobre a formação de professores, e outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de campo realizado na rede pública de uma escola Municipal de Bom Conselho-PE e seus colaboradores são professores que lecionam o componente curricular de língua inglesa nessa escola. Utilizamos o modelo de triangulação proposto por Denzin e Lincoln (2005), que consiste na observação de um objeto a partir de várias perspectivas, nesse caso: as entrevistas com o professor, a observação das aulas e a observação dos recursos utilizados. A pesquisa aponta que o uso inadequado das metodologias de ensino por parte dos professores interfere no bom funcionamento das aulas de língua inglesa. Também o destrato com a disciplina e a estrutura escassa da escola pública são fatores que colaboram para o insucesso das aulas. Além disso, a situação de um profissional que não foi formado na área de Letras Inglês, mas que está atuando nela, também é um fator preocupante, uma vez que o profissional não foi instrumentalizado metodologicamente para tanto.</p> Tiago José de Santana Silva, Joyce Rodrigues da Silva Magalhães, Fabiana Carvalho Santos Copyright (c) 2023 Tiago José de Santana Silva, Joyce Rodrigues da Silva Magalhães, Fabiana Carvalho Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/922 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/932 <p>Mesmo com o aprimoramento da tecnologia agrícola, a fome assola milhões de brasileiros. Tendo isso em vista, este trabalho intitulado <em>Publicidade no Instagram: uma leitura discursivo-crítica</em> visa analisar as diferentes representações e os diferentes discursos articulados em publicidades publicadas no Instagram. Para isso, selecionamos um <em>corpus</em> composto por quatro peças publicitárias extraídas dessa rede social, partindo da problemática que envolve a insegurança alimentar (grave) no Brasil – a fome. No que tange ao embasamento teórico, tem-se como base os pressupostos da Análise de Discurso Crítica (doravante ADC), desenvolvida pelo linguista britânico Norman Fairclough (2001; 2003a), e o aporte teórico proposto por Kress e van Leeuwen (2006 [1996]) sobre a Gramática do Design Visual (doravante GDV). Entre os princípios da ADC, focamos nosso olhar nos aspectos pertinentes aos significados <em>acional</em>, <em>representacional </em>e <em>identificacional </em>e, relativamente à GDV, destacamos as metafunções <em>representacional</em>, <em>interacional </em>e <em>composicional</em>. Esse trabalho, em suma, parte da defesa de uma leitura crítica das propagandas publicitárias nos meios comunicativos, visando à emancipação da sociedade.</p> Ramon de Almeida Miranda, Ana Maria Sá Martins, Emilly Nathalia Corrêa do Nascimento Copyright (c) 2023 Ramon de Almeida Miranda, Ana Maria Sá Martins, Emilly Nathalia Corrêa do Nascimento https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/932 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Um caminho para a elaboração de tarefas com foco na pronúncia do português brasileiro em contexto de língua adicional http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/935 <p>O trabalho pedagógico com a pronúncia na aula de língua adicional é fundamental por incidir diretamente na aferição de inteligibilidade nos contextos de interlocução (ALVES, 2015). Por isso, o objetivo deste artigo é propor um caminho para a elaboração de tarefas que focalizem a pronúncia de aprendizes de Português como Língua Adicional para Fins Acadêmicos (PLAFA) para a aplicação no contexto de um curso de extensão universitária. A proposta é apresentada como uma revisão bibliográfica qualitativa, constituída de cinco passos que incluem (1) a reflexão sobre a concepção de língua, com base em uma abordagem linguístico-discursiva a partir das concepções de Bakhtin e o Círculo, (2) conceitualização e contextualização do termo tarefa, (3) conhecimento dos termos acento estrangeiro, inteligibilidade e compreensibilidade, (4) seleção do que é relevante ensinar e (5) a união a todos os passos anteriores por meio da pedagogia de projetos (BARBOSA, 2004; SCHLATTER; GARCEZ, 2012). O trabalho também propõe tarefas que consideram o caminho nele delineado e que focalizam, além de aspectos fonético-fonológicos, reflexões sobre parâmetros socioculturais brasileiros, a visualização de dados a partir de gráficos, a apresentação oral como gênero do discurso e recursos léxico-gramaticais subordinados ao gênero. Combinando a proposta de um caminho para o desenho de tarefas com foco na pronúncia em contexto de PLAFA com a ilustração de sua aplicação, esta pesquisa pretende colaborar com professores produtores de materiais para contextos semelhantes que se deparam com lacunas na abordagem de aspectos fonético-fonológicos em suas aulas, seja por deficiência do material adotado, seja pela inconciliabilidade na trajetória de formação docente entre a teoria e a aplicação das áreas de fonética e fonologia.</p> Wesley Henrique Acorinti Copyright (c) 2023 Wesley Henrique Acorinti https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/935 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Experiências exitosas e emoções no ensino de línguas na pandemia http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/946 <p>O objetivo deste trabalho é apresentar experiências exitosas realizadas por professoras da área de Linguagens de um Instituto Federal localizado na Bahia, no período das atividades não presenciais executadas on-line, durante a pandemia da Covid-19. As narrativas sobre as duas experiências exitosas foram obtidas durante uma Roda de Conversações, no contexto de uma pesquisa qualitativa e narrativa. Ao narrar e ouvir as experiências exitosas vivenciadas por si mesmos e pelos colegas, os docentes compartilharam experiências e emoções sobre a própria prática no contexto do Ensino Médio. Como resultados, se destacam o uso do WhatsApp na aprendizagem da Língua Espanhola e o remix como estratégia para o trabalho com textos literários no ensino de Língua Portuguesa. Em ambos os casos se nota expansão do repertório de ensino articulado com experiências da cultura digital. Ainda, a Roda de Conversações nos indica a mobilização de emoções avaliadas como positivas nas professoras participantes. Os resultados reiteram estudos na Linguística Aplicada acerca do uso efetivo de tecnologias digitais nas salas de aulas e atenção às relações e às emoções.</p> Marise Rodrigues Guedes, Rodrigo Camargo Aragão, Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro Copyright (c) 2023 Marise Rodrigues Guedes, Rodrigo Camargo Aragão, Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/946 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 "As minorias têm que se adequar”: a exclusão do sujeito no discurso autoritário http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/960 <p>O presente artigo tem como objetivo analisar a construção do inimigo, pelo processo discursivo, a partir do discurso proferido por Jair Bolsonaro, em 14 de julho de 2022. Pretendemos, com esta análise, compreender o processo de construção do outro como inimigo que legitima a imagem de si com base no conceito de formação imaginária, e entender os efeitos de exclusão do sujeito operados nessa relação. Nossa pesquisa ancora-se na teoria do discurso materialista, por meio dos estudos de Pêcheux (2006, 2014) e de Orlandi (2011, 2012), da concepção de formações imaginárias tratada por Orlandi (2012), das noções de formação discursiva, de exclusão e de vontade de verdade trabalhadas por Foucault (1996, 2008), e da construção do inimigo em Eco (2021). A metodologia adotada é de caráter qualitativo, de cunho bibliográfico, em um processo interpretativo e reflexivo em que o <em>corpus </em>de análise é constituído pelo discurso proferido por Bolsonaro, veiculado pelo site da UOL, na notícia de manchete: “Bolsonaro contraria Constituição e diz que ‘minorias têm que se adequar’”. A pesquisa se justifica por expor o perigo da proliferação indefinida de determinados discursos que portam uma vontade de verdade sobre o outro. Nossa hipótese é de que a construção do outro como inimigo se torna a ferramenta indispensável de regimes de traços autoritários que marca a posição ideológica daquele que fala, além de mostrar como o discurso (re)coloca em circulação o interdiscurso. Conclui-se, nesta pesquisa, que o discurso proferido pelo ex-presidente carrega uma vontade de verdade que, em um processo discursivo, constrói o outro para combatê-lo e excluí-lo a fim de legitimar e manter o poder.</p> Wesley Felipe Andrade Assis, Amanda Batista da Silva Copyright (c) 2023 Wesley Felipe Andrade Assis, Amanda Batista da Silva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/960 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Neoliberalismo em cena: letramento como agregador de valor a um produto educacional http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/979 <p>No contexto educacional, a divulgação de materiais educacionais em formato <em>e-book</em> com o intuito de auxiliar o trabalho do professor é comum. Um exemplo disso é o livro digital <em>Introdução ao Letramento: conceitos básicos, como estamos no Brasil e perspectivas para o futuro</em>, produzido pela start up “Letrus” e disponibilizado gratuitamente em seu site. A empresa que o produziu possui uma plataforma online privada autointitulada “de letramento”, que se propõe a corrigir redações de seus usuários, aliando inteligência artificial e <em>feedback</em> humano. Por estar vinculada ao ambiente educacional público e privado, indagamo-nos sobre as relações mercadológicas que poderiam estar envolvidas na produção e divulgação do livro digital em contexto neoliberal que compreendem educação como mercado. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a possibilidade do referido <em>e-book</em> ser utilizado como estratégia de venda da plataforma de correção textual por meio da articulação do conceito de letramento, recentemente incorporado aos documentos educacionais oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Assim, em consonância com a Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006) e os postulados sobre <em>Edu-business </em>(Ball, 2014), e valendo-se de uma abordagem interpretativista de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2000; Lankshear; Knobel, 2008), analisamos recortes do livro digital, considerando as proposições de vários autores (Grupo Nova Londres, 2021; Rojo, 2009; Lankshear; Knobel; Curran, 2013; Street, 2014) sobre Letramentos. Finalmente, a investigação conduzida neste artigo permitiu visualizar a articulação do conceito de letramento como autônomo no <em>e-book</em>, um agregador de valor para a venda da plataforma Letrus e, consequentemente, argumento persuasivo para que isso ocorresse. Além disso, foi possível observar como a ordem neoliberal de<em> edu-business</em> articula a linguagem e a educação com relações mercadológicas, nas quais tudo vira produto, em especial, quando nos referimos à educação pública e visualizamos uma lógica de privatização, oferecendo “soluções inovadoras” para uma possível educação pública ineficaz.</p> Davi Rodrigues, Iasmin Maia Pedro Copyright (c) 2023 Davi Rodrigues, Iasmin Maia Pedro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/979 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 Estratégias composicionais em artigos de opinião publicados por articulistas da Folha de São Paulo http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/987 <p>Este trabalho tem como objetivo identificar estratégias de composição do gênero artigo de opinião em textos da chamada imprensa de referência e examinar a possível relação entre o modo de composição e o tipo de tema abordado neles. Para investigar a relação apresentada, organizamos um corpus com 30 textos da Folha de São Paulo, selecionados do período ao longo do segundo semestre de 2019 e do primeiro semestre de 2020. Esses textos tiveram a composição analisada individualmente com base em contribuições provenientes da relação entre Estudos da Argumentação e Estudos do Texto e do Discurso, como os trabalhos de Emediato (2004), Fiorin (2016), Koch (2011) e Reboul (2013). Em um segundo momento, foi feito um cotejo das regularidades, procurando verificar a relação delas com o tipo de tema. Com isso, como procuraremos demonstrar, foi possível tanto conhecer estratégias recorrentes e eficientes de composição do artigo de opinião, quanto perceber formas de composição mais pertinentes com este ou aquele tipo temático.</p> Wíliton José de Araújo Martins, Clebson Luiz de Brito Copyright (c) 2023 Wíliton José de Araújo Martins, Clebson Luiz de Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/987 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 A serviço da clareza: uma aproximação da Linguística Textual com o método das Qualidades Discursivas http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1010 <p>Este texto tem por objetivo fazer uma aproximação dos estudos da Linguística Textual, mais especificamente do trabalho de Ingedore Koch acerca da coesão referencial, com o método de escrita das Qualidades Discursivas, de Paulo Coimbra Guedes. Para isso, em um primeiro momento se discute a motivação dessa aproximação. Em seguida, apresentamos um breve panorama dos estudos de Koch e de Paulo Guedes, seguido de uma proposta de aproximação entre a coesão referencial e a qualidade discursiva <em>objetividade</em>. A hipótese é a de que existe uma relação significativa entre o bom funcionamento dos elos coesivos de um texto e a presença da Qualidade da <em>objetividade</em>, e de que a consciência da existência dessa relação pode auxiliar no processo da escrita. A fim de verificar a hipótese, analisamos os elementos coesivos de um texto escrito com base no método de Guedes. Após a análise, concluímos que a união dos estudos da coesão referencial com o método de Guedes se mostrou produtiva para a escrita de textos que contemplem a Qualidade da <em>objetividade</em>.</p> Vinícius Festa Rigo, Fernanda Garcia Goulart Copyright (c) 2023 Vinícius Festa Rigo, Fernanda Garcia Goulart https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1010 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000 O galileanismo na ciência da linguagem: o programa científico da glossemática de Hjelmslev http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1011 <p>Este artigo objetiva tecer um conjunto de considerações teóricas a respeito do programa científico da teoria linguística do linguista dinamarquês Louis Hjelmslev [1899-1965], um dos fundadores e um dos maiores expoentes do Círculo Linguístico de Copenhague. Segundo o que é aqui propugnamos, esse programa se caracteriza, em sua estrutura epistemológica, como estritamente galileano, imantado por um modelo e por uma racionalidade forjados pelo galileanismo científico e que encontra em Galileu Galilei [1564-1642] o seu fundador e a sua mais absoluta expressão. Para que o objetivo almejado encontrasse realização, apresentamos uma definição do galileanismo, destacando algumas das suas principais características epistemológicas a partir de como é considerado e delimitado, em maior parte, por Koyré (2011a [1944]; 2011b [1956]; 2011c [1955]; 2011d [1953]; 2011e [1930]) e, em menor parte e mais indiretamente, por Bouquet (2000 [1997]) e por Milner (2021 [1989]). Na sequência, buscamos fazer uma série de especificações epistemológicas da <em>glossemática</em> hjelmsleviana, especialmente a partir do que se encontra proposto em <em>Prolegômenos a uma teoria da linguagem</em> (2013 [1953]), aspirando evidenciar como o programa científico da teoria ali enunciada tem por base um modelo e uma racionalidade galileanos. Com este artigo, esperamos contribuir para um esclarecimento profícuo e necessário da teoria do linguista dinamarquês, bem como para a epistemologia da linguística geral.</p> Fábio Luiz de Castro Dias, Marco Antonio Villarta-Neder, Caio Gutemberg da Silva Petronilho Copyright (c) 2023 Fábio Luiz de Castro Dias, Marco Antonio Villarta-Neder, Caio Gutemberg da Silva Petronilho https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1011 qui, 21 dez 2023 00:00:00 +0000