Estratégias composicionais em artigos de opinião publicados por articulistas da Folha de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.987

Palavras-chave:

Artigo de opinião, Estratégias composicionais, Tipos temáticos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar estratégias de composição do gênero artigo de opinião em textos da chamada imprensa de referência e examinar a possível relação entre o modo de composição e o tipo de tema abordado neles. Para investigar a relação apresentada, organizamos um corpus com 30 textos da Folha de São Paulo, selecionados do período ao longo do segundo semestre de 2019 e do primeiro semestre de 2020. Esses textos tiveram a composição analisada individualmente com base em contribuições provenientes da relação entre Estudos da Argumentação e Estudos do Texto e do Discurso, como os trabalhos de Emediato (2004), Fiorin (2016), Koch (2011) e Reboul (2013). Em um segundo momento, foi feito um cotejo das regularidades, procurando verificar a relação delas com o tipo de tema. Com isso, como procuraremos demonstrar, foi possível tanto conhecer estratégias recorrentes e eficientes de composição do artigo de opinião, quanto perceber formas de composição mais pertinentes com este ou aquele tipo temático.

Biografia do Autor

Wíliton José de Araújo Martins, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras - Língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2022). Atualmente, é professor substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Clebson Luiz de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professor do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atua no ensino de Língua Portuguesa. Tem doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG (2015), com estágio de 1 ano na Universidade de Paris IV-Sorbonne com bolsa CAPES-PDSE. Tem ainda mestrado em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG (2011) e graduação em Língua Portuguesa, também pela UFMG (2007). Tem conhecimento de Língua Portuguesa, Linguística Textual, Análise do Discurso e Semiótica de linha francesa, áreas em que tem publicado diferentes trabalhos em anais de congressos e em periódicos acadêmicos. Foi Coordenador do curso de Letras - Língua Portuguesa e Literaturas da UFRN (mandato: 2017-2018). Atualmente é vice-chefe do Departamento de Letras da UFRN, campus Natal (mandato: 2022-2023). É autor do livro: A organização do sentido nas narrativas míticas indígenas, lançado pela Editora Appris em 2018.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

ARANTES, Poliana Coeli da Costa. Desconstruindo o imaginário sociodiscursivo sobre a opinião da imprensa popular. In: EMEDIATO, Wander (org.). A construção da opinião na mídia. Belo Horizonte: FALE/UFMG/NAD, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. 1. Ed. São Paulo: Editora 34, 2016.

CASSEB-GALVÂO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola, 2018.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto: 2013.

CUNHA, Gustavo Ximenes. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia e linguística portuguesa, São Paulo, v. 14, n. 1, 2012, p. 73-97.

EMEDIATO, Wander. O modo de organização do discurso argumentativo. In: EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto. São Paulo: Geração editorial, 2004, p.159-183.

EVARISTO, Conceição. “A escrevivência serve também para as pessoas pensarem”. Tayrine Santana e Alecsandra Zapparoli. Itaú Social, 2020. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/conceicao-evaristo-a-escrevivencia-serve-tambem-para-as-pessoas-pensarem/. Acesso em: 10 ago 2021.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

FOLHA DE SÃO PAULO. Manual de redação. São Paulo: Publifolha, 2006.

GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Sílvia; IVAMOTO, Regina. O artigo de opinião. In: GOLDSTEIN, Norma; LOUZADA, Maria Sílvia; IVAMOTO, Regina. O texto sem mistério: Leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2019, p. 97-112.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. Gêneros de discurso muito diversos. In: MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Maria Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2013, p. 115-125.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.

REBOUL, Olivier. Introduction à la rhétorique: théorie et pratique. Paris: PUF, 1995.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Planejamento de textos para sua produção. In: COELHO, Fábio André; PALOMANES, Roza (org.). Ensino de produção textual. São Paulo: Contexto, 2016. p. 87-107.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos