Experiências exitosas e emoções no ensino de línguas na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.946

Palavras-chave:

Tecnologias, Pandemia, Experiência, Emoções, Ensino de Línguas

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar experiências exitosas realizadas por professoras da área de Linguagens de um Instituto Federal localizado na Bahia, no período das atividades não presenciais executadas on-line, durante a pandemia da Covid-19. As narrativas sobre as duas experiências exitosas foram obtidas durante uma Roda de Conversações, no contexto de uma pesquisa qualitativa e narrativa. Ao narrar e ouvir as experiências exitosas vivenciadas por si mesmos e pelos colegas, os docentes compartilharam experiências e emoções sobre a própria prática no contexto do Ensino Médio. Como resultados, se destacam o uso do WhatsApp na aprendizagem da Língua Espanhola e o remix como estratégia para o trabalho com textos literários no ensino de Língua Portuguesa. Em ambos os casos se nota expansão do repertório de ensino articulado com experiências da cultura digital. Ainda, a Roda de Conversações nos indica a mobilização de emoções avaliadas como positivas nas professoras participantes. Os resultados reiteram estudos na Linguística Aplicada acerca do uso efetivo de tecnologias digitais nas salas de aulas e atenção às relações e às emoções.

Biografia do Autor

Marise Rodrigues Guedes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2020-2024). Mestra em Letras, Especialista em Leitura e Produção Textual e Licenciada em Letras pela UESC; bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Santo Amaro. É professora de Línguas Portuguesa e Espanhola do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Itapetinga, desde 2013. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade, Linguagens e Tecnologias - GEPEDET, dessa instituição e do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias e Emoções- FORTE da UESC.

Rodrigo Camargo Aragão, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Linguística pela UFMG e professor no Programa de Pós-graduação e Licenciatura em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Foi professor visitante no Departamento de Linguística Aplicada da Universidade de Jyväskylä na Finlândia. Coordena o grupo de pesquisa FORTE (CNPq/UESC) e é membro da ANPOLL.

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz

Professora Emérita da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidad de Alcalá (2005). Possui graduação em Letras: Português/Inglês pela UESC (1986), graduação em Direito pela mesma Universidade (1993), graduação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos (2018). É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Representações - UESC; e Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima, bolsista CAPES.

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Publicado

2023-12-21

Edição

Seção

Artigos - Estudos Linguísticos