Experiências exitosas e emoções no ensino de línguas na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i3.946Palavras-chave:
Tecnologias, Pandemia, Experiência, Emoções, Ensino de LínguasResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar experiências exitosas realizadas por professoras da área de Linguagens de um Instituto Federal localizado na Bahia, no período das atividades não presenciais executadas on-line, durante a pandemia da Covid-19. As narrativas sobre as duas experiências exitosas foram obtidas durante uma Roda de Conversações, no contexto de uma pesquisa qualitativa e narrativa. Ao narrar e ouvir as experiências exitosas vivenciadas por si mesmos e pelos colegas, os docentes compartilharam experiências e emoções sobre a própria prática no contexto do Ensino Médio. Como resultados, se destacam o uso do WhatsApp na aprendizagem da Língua Espanhola e o remix como estratégia para o trabalho com textos literários no ensino de Língua Portuguesa. Em ambos os casos se nota expansão do repertório de ensino articulado com experiências da cultura digital. Ainda, a Roda de Conversações nos indica a mobilização de emoções avaliadas como positivas nas professoras participantes. Os resultados reiteram estudos na Linguística Aplicada acerca do uso efetivo de tecnologias digitais nas salas de aulas e atenção às relações e às emoções.
Referências
ARAGÃO, R. Observar, Narrar e Significar a Experiência da Aprendizagem. In: Laura Miccoli. (Org.). Pesquisa Experiencial em Contextos de Aprendizagem: Uma Abordagem em Evolução. 1ed. Campinas: Pontes, 2014, p. 79-100.
ARAGÃO, Rodrigo C. Emoções e ações de professores ao falar inglês no WhatsApp. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 17, n.1, p. 83-112, 2017.
ARAGÃO, R. C. A Systemic View on Emotion and Reflection in Language Teacher Education Research. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 22, n.1, 2022, p. 270-299.
ARAGÃO, Rodrigo; GUANAES, Luan. WhatsApp e metodologia do ensino de inglês na pandemia. Fólio: Revista de Letras, Ano XIV, v. 14, n. 1, jan./jun. 2022.
ARRUDA, C. F. B. Experiências bem-sucedidas de Inglês na Escola Pública: a relação entre agência e propiciamento. In: Miccoli, Laura. (Org.). Pesquisa experiencial em contextos de aprendizagem: uma abordagem em evolução. 1 ed. Campinas: Pontes Editores, 2014, v. 8, p. 371-405.
AZZARI, Eliane Fernandes; AMARANTE, Maria de Fátima Silva; ANDRADE, Eliane Righi. “É verdade este bilete”: relações dialógicas e(m) discurso no ciberespaço. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 15, n. 1, jan.-mar. 2020, p. 7-32.
BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis; MARTINS, Antonio Carlos Soares. When Teacher Education Goes Mobile: A Study on Complex Emergence. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 20, n. 2, abr.-jun. 2020, p. 353-381.
BODGAN, Robert C; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Trad.: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos, Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1999.
BUZATO, Marcelo El Khouri (Et al). Remix, Mashup, Paródia e companhia: por uma taxonomia multidimensional da transtextualidade na cultura digital. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.13, n.4, p. 1191-1221, 2013.
CLANDININ, J; CONNELLY, M. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. 2ªed. Trad. MARIANI, Fábio; MATTOS, Magda. Narrative Inquiry: Experience and Story in Qualitative Research. Uberlândia: EDUFU, 2015.
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
FERRONI, Roberta. Affective and inclusive language learning through whatsapp: a case study on trainee teachers and italian l2 learners in a multilingual and multicultural background. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 62, n. 1, p. 104-120, jan.-abr. 2023.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin; GASKELL, George (orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 13 ed. Trad. Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 64-89.
LEMOS, Laís S. Ensino/Aprendizagem de inglês no Ensino Médio com WhatsApp: emoções, multiletramentos e possibilidades. 2017. 136 fl. Dissertação de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações. Departamento de Letras e Artes. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA.
MATURANA, Humberto. Ontologia del conversar. Revista Terapia Psicológica, Ano VII, n. 10, s/p., 1988.
MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima Nisis de. Formação Humana e Capacitação. Trad. Jaime A. Clasen. Petrópolis: Vozes, 2000.
MATURANA, H. R; YÁÑEZ, Ximena Dávila. Habitar Humano em seis ensaios de biologia cultural. Trad. Edson Araújo Cabral. São Paulo: Palas Athena, 2009.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Organização e tradução Cristina Magro e Victor Paredes. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MICOLLI, L. S.; LIMA, C. V. A. Experiência em sala de aula: evidência empírica da
complexidade no ensino e aprendizagem de LE. Revista Brasileira de Linguística
Aplicada, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 49-72, 2012.
RIBAS, Káritas de Toledo. Muitos Amores: o amor como temática biológico-cultural. Dissertação de Mestrado. Santiago, Chile, 2015.
RIBEIRO, Ana Elisa. Tudo o que fingimos (não) saber sobre tecnologias. In: Ribeiro, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos (Orgs). Tecnologias Digitais e Escola: Reflexões no projeto Aula Aberta durante a pandemia. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2020. p. 111-117.
SALDANHA, Gabriela da Cunha Barbosa. A estreita relação professor-aluno na base da experiência do ensino inspirador. 2019. 211fl. Tese. (Doutorado em Linguística Aplicada) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte (MG), 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44445/1/Tese%20vers%c3%a3o%20final%20para%20impress%c3%a3o.pdf. Acesso em: 19 jun. 2023.
SIBILIA, Paula. Entre redes e paredes: enseñar y aprender en la cultura digital. In.: LUGO, Maria Teresa (coord.). Entornos Digitales y políticas educativas: dilemas y certezas. 1ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación IIPE-Unesco, 2016. p. 200-224.
VIEIRA, Mauriceia Silva de Paula. Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura. In.: Anais do SILEL. v.3, n.1. Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_3123.pdf, acesso em 05 de novembro de 2022.
ZORRILA, José. Don Juan Tenorio. Madrid: Santillana Educación, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marise Rodrigues Guedes, Rodrigo Camargo Aragão, Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.