Sobre a memória e o esquecimento em O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro
DOI:
https://doi.org/10.47295/mgren.v12i2.764Palavras-chave:
Memória, Esquecimento, Identidade, Romance, Kazuo IshiguroResumo
O objetivo deste artigo é analisar aspectos relacionados à memória e ao esquecimento no romance O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro, e observar como ambos os temas apresentam aspectos positivos e negativos, conforme o ponto de vista assumido. A narrativa de Ishiguro reflete sobre os benefícios que o esquecimento pode apresentar em um período marcado por guerras (na Inglaterra medieval), mesmo que, por outro lado, a ausência de memória pode, também, apresentar o enfraquecimento das relações afetivas e pessoais. Tendo como protagonistas o casal Axl e Beatrice, o romance analisa a importância da memória para ambos em sua meta de encontrar o filho ausente e como a paz pode ser alcançada com subterfúgios que tentem mitigar as diferenças identitárias.
Referências
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação. Formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe (Coord.). Campinas: Unicamp, 2016.
CANDAU, Jöel. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2016.
DRAAISMA, Douwe. Metáforas da memória: uma história das ideias sobre a mente. Tradução de Jussara Simões. Bauru: EDUSC, 2005.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
ISHIGURO, Kazuo. O gigante enterrado. Tradução de Sônia Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
KANCYPER, Luis. Ressentimento e remorso. Estudo psicanalítico. Tradução de Julio Ricardo de Souza Noto. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Irene Ferreira, Bernardo Leitão, Suzana Ferreira Borges. Campinas: Editora UNICAMP, 2003.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos. Disponível em http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941/1080. Acesso em 20 abr. de 2020.
WEINRICH, Harald. Lete: arte e crítica do esquecimento. Tradução de Lya Luft. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 6-130.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adolfo José de Souza André
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem aos autores do texto.