Os ethos (des)encaixados do conto "Senhor Diretor", de Lygia Fagundes Telles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i2.721

Palavras-chave:

Análise do discurso, Discurso Literário, Ditadura militar, Ethos, Lygia Fagundes Telles

Resumo

O presente artigo é uma análise do conto Senhor Diretor, de Lygia Fagundes Telles, sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso de linha francesa, segundo a proposta de Dominique Maingueneau. Relacionando a AD aos estudos de literatura, o foco da análise é a noção de encaixamento de ethos nos textos literários. Assim, o estudo busca mostrar como se constrói o ethos da personagem narradora e como ele se articula ao ethos da autora. O conto mencionado constitui o corpus da pesquisa, que se realiza com base no levantamento bibliográfico indicado. Por fim, concluiu-se que, ao longo de um discurso fragmentado, a personagem tenta construir um ethos moralista e conservador, mas revela um ethos amargurado e infeliz com sua trajetória num mundo machista. A discrepância entre os ethé concede o tom irônico da narrativa, na qual a autora critica a sociedade burguesa de uma época marcada pela ditadura militar.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense

Graduado em Letras - Português/Literaturas pela Universidade Federal Fluminense.

Sérgio Arruda de Moura, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), graduação em Letras Inglês e Português pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), graduação em Letras - Bacharelado Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente, é  professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, linguagem, análise de discurso, educação e cognição.

Referências

ALTHIER-REVUZ, Jacqueline. Heterogeneidades enunciativas. Caderno de Estudos Linguísticos, Campinas, SP, n. 19, p. 25-42, jul.-dez. 1990a.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2022.

CASTELLO, José. Posfácio. In: TELLES, Lygia Fagundes. Seminário dos Ratos. São Paulo: Companhia das letras, 2009. p. 111-116.

CHARAUDEAU, Patrick. Identidade social e identidade discursiva, o fundamento da competência educacional. In: PIETROLUONGO, Márcia (Org.).O trabalho da tradução. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2009. p. 309-326.

DUARTE, Constância. Feminismo e literatura no Brasil. Revista Estudos Avançados, São Paulo, n. 49, p. 151-172, set.-dez. 2003a.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2018.

FREITAS FILHO, Armando; HOLLANDA, Heloísa Buarque de; GONÇALVES, Marcos Augusto. Anos 70: Literatura. Rio de janeiro: Europa, 1979-1980.

GALVÃO, Walnice Nogueira. Posfácio. In: TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. São Paulo: Companhia das letras, 2018. p. 729-745.

GOTLIB, Nádia Battela. Teoria do Conto. Série Princípios. São Paulo: Ática, 2006.

HABERT, Nadine. A década de 70: apogeu e crise da ditadura militar brasileira. Série Princípios. São Paulo: Ática, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. O contexto da obra literária: Enunciação, escritor e sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso literário. São Paulo: Contexto, 2006.

MAINGUENEAU, Dominique. Variações sobre o ethos. São Paulo: Parábola, 2020.

MELLO, Renato (org.). Análise do Discurso e literatura. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

ORLANDI, Eni P. Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 2005.

TELLES, Lygia Fagundes. A disciplina do amor. São Paulo: Círculo do livro, 1980.

TELLES, Lygia Fagundes. Os contos. São Paulo: Companhia das letras, 2018.

Downloads

Publicado

2023-11-19

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários