Estruturas de ficção nos jogos de ausência/presença em Oranges Are Not the Only Fruit e Extremely Loud and Incredibly Close

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47295/mgren.v12i2.701

Palavras-chave:

Estruturas de Ficção, Literatura em Língua Inglesa, Literatura Pós-moderna, Jacques Rancière

Resumo

Em Oranges are not the Only Fruit e Extremely Loud and Incredibly Close encontramos obras pós-modernas de literatura em língua inglesa com protagonistas que se apoiam estruturas de ficção para dar sentido ao trauma que vivenciam em suas próprias realidades. Jacques Rancière, em seus vários escritos sobre literatura, aponta para o potencial da ficção em munir-nos com essas estruturas e definir o que é ou não apreensível no empírico que nos rodeia diariamente. Nesse artigo, reflito sobre o modo como ambos os romances se valem dessa mesma lógica estruturante na construção e subsequente superação do trauma por meio da redistribuição do sensível que lhes é particular.

Biografia do Autor

Laura Ribeiro Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFICH / UFMG) e licenciada em Letras - Ensino de inglês também pela UFMG (FALE / UFMG). Foi professora de inglês no Centro de Extensão da Faculdade de Letras da UFMG e jornalista bolsista pelo Jornal Letra A do CEALE da Faculdade de Educação da UFMG.

Referências

AL-SHARA, Zaydun. Deconstructing Religion in Jeanette Winterson’s Oranges Are not the Only Fruit: A Metacritical Study. Advances in Language and Literary Studies, v. 6, n. 1, p. 238-244, fev. 2015.

ATCHISON, Todd S. “Why I am writing from where you are not”: Absence and presence in Jonathan Safran Foer’s Extremely Loud & Incredibly Close. Journal of Postcolonial Writing, V. 46 N.3-4, p. 359-368, 2010. DOI: 10.1080/17449855.2010.482413

CARUTH, Cathy. Introduction: The Wound and the Voice. In: CARUTH, Cathy. Unclaimed Experience: Trauma, Narrative and History. The Johns Hopkins University Press, 1996, p. 1-9.

DERANTY, Jean-Philippe. Regimes of the arts. In: DERANTY, Jean-Philippe (Org.). Jacques Rancière: Key Concepts. Durham: Acumen, 2010, p. 116-130.

FOER, Jonathan Safran. Extremely Loud and Incredibly Close. Londres: Penguin Books, 2006.

HELLYER, Grace; MURPHET, Julian (Org.). Rancière and Literature. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2016.

HUTCHEON, Linda. The Politics of Postmodernism. Londres: Taylor & Francis e-Library, 2001.

LEGATT, Matthew. Deflecting Absence: 9/11 Fiction and the Memorialization of Change. Interdisciplinary Literary Studies, v. 18, n. 2, p. 203-221, 2016.

OLIVEIRA JR., Wenceslao de. Grafar o espaço, educar os olhos. Rumo a geografias menores. Pro-Posições, Campinas, v. 20, n. 3, p. 17-28, set.-dez. 2009.

PANAGIA, David. "Partage du sensible": the distribution of the sensible. In: DERANTY, Jean-Philippe. Jacques Rancière: Key Concepts. Durham: Acumen, 2010. p.95-103.

RANCIÈRE, Jacques. The politics of fiction. Qui parle, v. 27, n. 2, p. 269-289, dez. 2018.

RANCIÈRE, Jacques. Estética e política: A partilha do sensível. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. A Ficção Documental: Marker e a ficção da memória. Artes & Ensaios, n. 21, p. 179-189, dez. 2010.

RANCIÈRE, Jacques. Fictions of Time. In: HELLYER, Grace; MURPHET, Julian (Org.). Rancière and Literature. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2016. p. 25-41.

REISMAN, Mara. Integrating Fantasy and Reality in Jeanette Winterson's "Oranges Are Not the Only Fruit". Rocky Mountain Review, v. 65, n. 1, p. 11-35, 2011.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Cia das Letras, 2004

VERSLUYS, Kristiaan. A rose is not a rose is not a rose: History and language in Jonathan Safran Foer's Extremely Loud and Incredibly Close. In: VERSLUYS, Kristiaan. Out of the Blue: September 11 and the Novel. Nova Iorque: Columbia University Press, 2009, p.79-119.

WINTERSON, Jeanette. Oranges are not the only fruit. Nova Iorque: The Atlantic Monthly Press, 1987.

Downloads

Publicado

2023-11-19

Edição

Seção

Artigos - Estudos Literários